Como lavar o cabelo crespo

Todos os tipos de cabelo dão trabalho. Porém, os crespos podem dar ainda mais. É que eles costumam ser mais frágeis, embora muitos pensem…

Todos os tipos de cabelo dão trabalho. Porém, os crespos podem dar ainda mais. É que eles costumam ser mais frágeis, embora muitos pensem o contrário. Sua estrutura, que é enroladinha, dificulta a chegada da oleosidade natural do couro cabeludo, em todo o comprimento do fio. Além disso, este tipo de cabelo costuma se embaraçar, com mais facilidade. Por isso, a dificuldade de penteá-lo pode ser tornar um problema, quando a pessoa não o faz corretamente, pois irá quebrar os fios. A etapa da lavagem é muito importante. Saiba como lavar o cabelo crespo.

Cabelos crespos podem se ressecar mais facilmente (Foto: Divulgação)

Cabelos crespos – como lavar

Primeiramente, é preciso investir em produtos adequados para cabelos crespos. Xampu e condicionadores devem ser escolhidos com cuidado. Tenha atenção, caso o seu couro cabeludo seja muito oleoso, pois será necessário usar um xampu que limpe a pele, porém sem prejudicar os fios. Quem costuma usar muitos outros produtos nas madeixas, seja para hidratá-las ou para domá-las, precisa apostar na aplicação do xampu antirresíduos, a cada 15 dias. Este produto remove as impurezas do couro e dos fios, além de facilitar a penetração dos nutrientes dos cosméticos. Porém, não podem ser usados, em exagero, pois irão ressecar os cabelos crespos. Nos outros dias, use produtos comuns.

Deve-se massagear o couro e os cabelos, com cuidado (Foto: Divulgação)

Para lavar os cabelos crespos, deve molhá-los bem e, em seguida, aplicar o xampu, em quantidade suficiente, mas nunca exagerada. Massageie o couro cabeludo e não esfregue os fios exageradamente. Deixe que o xampu escorra no comprimento. Feito isso, deve-se enxaguar os cabelos, em abundância, para que não fique nenhum vestígio de xampu. Aplique, então, o condicionador. Concentre-se nas pontas, que são as partes mais ressecadas. Massageie e espere o tempo necessário, indicado no rótulo do produto. Pode-se, neste momento, desembaraçar os fios, usando um pente de cerdas largas, preferencialmente o de madeira. Depois, basta enxaguar.

Leia Também:  Melhores produtos para cabelos crespos

Como secar o cabelo crespo

Use o difusor para secar os cabelos, caso queira definir os cachinhos (Foto: Divulgação)

Os cuidados com cabelos crespos também envolvem a etapa de secagem dos fios. Se isso não for feito da maneira correta, pode-se causar danos a eles, além de favorecer a formação de nós. Após a lavagem, aperte os fios com as mãos, mas de forma localizada, sem puxar a água, da raiz às pontas (muitos fazem isso). Retire o excesso com uma toalha. Seque os cabelos, apertando-os entre o tecido, sem esfrega-los. Se puder, deixe que sequem de forma natural. Finalmente, se for usar o secador, aplique antes um protetor térmico e use, também, o difusor, que ajuda a definir os cachinhos.

Top