Descubra como aproveitar a iluminação natural na decoração

Luminárias são lindas e enfeitam o ambiente trazendo aquele ar de sofisticação, mas para dias ensolarados e saudáveis o ideal é aproveitar a iluminação…

Por Redacao em 28/10/2011

Luminárias são lindas e enfeitam o ambiente trazendo aquele ar de sofisticação, mas para dias ensolarados e saudáveis o ideal é aproveitar a iluminação natural e deixar a decoração linda com os raios solares entrando pela janela da sala. E além da beleza, você acaba ajudando o planeta e o seu bolso, economizando energia elétrica!

A foto da casa amarela acima é um projeto da arquiteta Bia de Carmino e é possível ver nitidamente que os proprietários ressaltaram a entrada da luz natural com janelas maiores e portas-balcão.

Luminárias e iluminação natural

Mesmo deixando a janela aberta nada impede que o quarto ou a sala de estar tenha uma bonita luminária para os momentos noturnos. Na foto acima – quarto de um adolescente – o ar despojado ganha elementos rústicos e modernos ao mesmo tempo. A luminária fica ao lado da cama e na frente a janela aberta deixa a iluminação natural invadir o espaço. A decoração é de responsabilidade da arquiteta Andréa Chicharo.

Sala de estar com iluminação natural

Além de deixar áreas grandes como portas e janelas com vidros por onde a luz possa penetrar e alcançar o ambiente, é importante pensar nas cores dos objetos, por exemplo, tapetes precisam ter cores claras para refletir a luz que vem de fora. Para pintar o teto e as paredes prefira a cor branca, pois cores escuras, especialmente o preto, absorve muita luz, deixando tudo com aparência de mais escuro. A disposição dos móveis também precisa de atenção: aproveite a luz que entra no ambiente ao máximo, evitando colocar o sofá, por exemplo, em um lugar onde entra a luminosidade natural.

Fazer a decoração de um cômodo com cores claras vai ajudar muito na iluminação natural, se for na sala de estar, você pode finalizar a decoração com plantinhas ou jardim de inverno, isso farão ambiente ficar ainda mais aconchegante, natural e saudável!

Tijolo de vidro

Quando estiver reformando ou construindo sua casa, escolha a opção de tijolo de vidro para permitir que a iluminação entre no ambiente, sem medo de errar, você vai ver como a decoração ficará bonita e segura. O tijolo de vidro é feito de vidro temperado, um material que embora não esconda tudo, não chega a ser transparente e portanto pode ser colocado nas partes internas da casa como paredes próximas à escadaria ou em ambientes externos como em fachadas de casas residenciais.

Deixe o sol entrar sem medo e faça uma decoração linda e saudável para sua casa!

Top