Como evitar as marcas de acne

O problema da acne é um verdadeiro transtorno. Em geral, as espinhas aparecem durante a adolescência, mas o incômodo pode durar uma vida toda. O correto é procurar por um dermatologista, pois muitos aspectos deste problema devem ser analisados. Mesmo com tratamento adequado, não são poucas as pessoas que ficam com manchas e cicatrizes, no lugar de cada espinha eliminada. Veja algumas dicas para evitar marcas de acne.

As marcas de acne comprometem a beleza do rosto (Foto: Divulgação)

Como evitar marcas de acne

Há casos em que a acne atinge um nível de infecção muito alto, sendo praticamente inevitável que marcas fiquem na pele. Por outro lado, muitas cicatrizes de acne são causadas pela impaciência da pessoa.

Quando a acne se forma, a primeira coisa que as pessoas costumam fazer é apertá-las, imaginando que isso irá eliminá-las, resolvendo o problema. Dermatologistas condenam essa prática.

Ao espremer espinhas, abrem-se muitas portas para infecções. Muitas vezes, as bactérias estão nas próprias mãos da pessoa. Mas engana-se quem pensa que basta lavar as mãos. O ferimento ficará aberto e, da mesma forma, poderá ser infectado.

O atrito, ao apertar, também pode favorecer maior pigmentação da área. Significa dizer que, caso a pessoa tenha a sorte de não ficar com uma cicatriz, poderá ficar com manchas muito feias.

Espremer espinhas é um grande erro (Foto: Divulgação)

O indicado, para evitar marcas de espinha, é não tocá-la, usando apenas os produtos indicados pelo dermatologista. Em geral, são receitadas soluções adstringentes e secativas, que ajudam a eliminar a acne, de forma segura. Vale lembrar que não basta não apertar as espinhas; é preciso, também, evitar passar as mãos no rosto.

O sol piora o problema da acne. Portanto, é preciso usar protetor solar, constantemente. Melhor ainda é evitar sair ao sol.

Finalmente, é importante adotar uma alimentação saudável, com muitas verduras, frutas, legumes e água. Alimentos sem nutrientes pioram o problema.

Como eliminar marcas de acne

A pele deve ser avaliada, para a escolha do tratamento ideal (Foto: Divulgação)

Manchas e cicatrizes de acne devem ser tratadas com a ajuda de um dermatologista. Em geral, os produtos contêm substâncias que devem ter o uso controlado. Além disso, o grau de uma cicatriz deverá ser avaliado pelo médico. Algumas são mais leves e outras, muito profundas, exigindo tratamentos mais intensos ou até mesmo intervenções cirúrgicas.

O ideal, para evitar imperfeições causadas por acne, é dar início a um tratamento adequado, assim que o problema surgir. A demora e a falta de orientação poderão deixar marcas que exigem muito trabalho e alto custo para serem removidas.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply