Antidepressivos naturais: sugestões

PUBLICIDADE

A depressão é um problema que afeta muitas pessoas e pode ser altamente incapacitante, tornando a vida muito mais difícil. Normalmente o tratamento para depressão exige terapias combinadas, como o apoio psicológico e o uso de medicação. Mas, algumas terapias alternativas são capazes de surtir ótimos efeitos. Fique por dentro do assunto e confira algumas sugestões de antidepressivos naturais.

Confira algumas dicas para sair da depressão sem remédios.

A depressão é um problema que pode limitar as atividades diárias. (Foto: divulgação)

Atividade física regular

Praticar exercícios regularmente é uma excelente maneira de aumentar a secreção natural de endorfinas, responsáveis por proporcionar a sensação de bem-estar e ainda melhorar a circulação sanguínea, oxigenação cerebral e qualidade do sono.

PUBLICIDADE

Apesar da maioria das pessoas acreditarem que os exercícios intensos são mais eficazes no combate dos sintomas da depressão, nenhum estudo científico foi capaz de confirmar o assunto. Entretanto, os pesquisadores recomendam a prática de uma atividade que dê prazer.

Suplementação de 5HTP

O 5 hitroxi-triptofano (5HTP) é um aminoácido precursor da serotonina, o hormônio relacionado com a satisfação e o prazer. O 5HTP pode ser encontrado em alimentos com alto teor proteico e não é produzido pelo organismo humano. Por isso é fundamental adquiri-lo através da alimentação.

Para alguns portadores de depressão pode ser indicada a suplemebtação de 5HTP, especialmente no caso de indivíduos vegetarianos ou com dieta pobre em proteínas, que possuem grandes chances de sofrerem por deficiência do aminoácido.

A meditação é bastante poderosa contra os sintomas depressivos. (Foto: divulgação)

Meditação

A meditação é um poderoso antidepressivo natural, pois de acordo com vários estudos sobre o assunto, as técnicas de concentração e relaxamento são capazes de produzir diversas mudanças no cérebro, reduzindo ou aumentando a atividade de algumas regiões específicas. Os benefícios são decorrentes da redução e hormônios como o cortisol, diminuindo o nível de ansiedade e aumentando a liberação de endorfinas.

Suplementação vitamínica

As vitaminas do complexo B, especialmente a B12 e B9, são importantíssimas para a fabricação de neurotransmissores responsáveis por modular a resposta do sistema neurológico e hormonal. Terapias de reposição vitamínica são capazes de aliviar os sintomas depressivos e ainda potencializar a ação de medicamentos antidepressivos.

Saiba quais são os sintomas de depressão leve.

PUBLICIDADE
A prática de atividade física regular estimula a liberação de endorfinas. (Foto: divulgação)

Os sintomas depressivos possuem alta incidência e são capazes de limitar as funções diárias de muitas pessoas. Na maioria dos casos é necessário realizar terapias associadas, mas algumas medidas alternativas são capazes de funcionar como verdadeiros antidepressivos naturais.

Leia também:

2 Comentários

  • Kaethe antes de mais nada é importante que você procure um médico para que possa analisar se os remédios estão lhe fazendo bem ou não, ou se a dosagem que está errada, não podemos de forma alguma lhe dar dicas sobre remédios como esses, apenas dicas naturais como chás, tipos de alimentação etc. Depressão, ansiedade, pressão alta, precisam de acompanhamento sempre. Vá até seu médico.

  • Boa noite,
    Gostaria muito de saber mais sobre ansiedade,sou uma pessoa que ja tem dificuldade até em sair de casa , sinto muita falta de ar e dificuladade de respirar e até falta de apetite ..Tomo rivotril e tomei por duas veses fluoxetina mais sinto que não me sinto muito bem ,

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.