Como controlar o diabetes gestacional

Os altos níveis de açúcar no corpo trazem grandes malefícios as pessoas. Durante a gestação, esse excesso de glicemia na corrente sanguínea da mãe…

Os altos níveis de açúcar no corpo trazem grandes malefícios as pessoas. Durante a gestação, esse excesso de glicemia na corrente sanguínea da mãe pode gerar diversas consequências ao feto. Aprenda a controlar o diabetes gestacional e manter a sua e a saúde do seu bebê.

Alguns recém-nascidos podem sofrer com os altos níveis de glicemia, devido ao diabetes gestacional. (Foto: divulgação)

Como controlar o diabetes gestacional

Durante a gestação, existem duas situações que envolvem o diabetes. Na primeira, a mulher já tinha a doença antes de engravidar e, na segunda situação, o aparecimento do diabetes ocorreu durante a gestação. Esse ultimo caso ocorre porque a placenta produz diversos hormônios que tem a capacidade de bloquear a ação da insulina, substância responsável pelo transporte do açúcar do sangue para dentro das células. Em grande parte das mulheres, o pâncreas consegue reagir a essa situação liberando mais insulina para combater a resistência, devido a produção dos hormônios. No entanto, em algumas gestantes, o corpo não dá conta do excesso, resultando na manifestação do diabetes gestacional.

Consequências fetais do diabetes gestacional

Quando a produção da insulina é insuficiente para o corpo da gestante, pode ser devido à resistência a insulina. Nessa situação, ocorre um excedente de glicose para o bebê, que chega a ele através do cordão umbilical. Como consequência a essas altas taxas de açúcar, o organismo fetal acaba estimulando o pâncreas a produzir mais insulina, causando ganho de peso e crescimento além do ideal. Além disso, quando logo após o nascimento, o bebê pode apresentar sintomas de hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue) por sair do padrão habitual das taxas glicêmicas.

O diabetes gestacional é uma doença grave e que necessita de acompanhamento adequado. (Foto: divulgação)

 

Fatores envolvidos com o diabetes gestacional

Segundo especialistas, o principal fator envolvido com o desenvolvimento do diabetes gestacional é a obesidade. Dessa forma, e muito importante que as mulheres entrem na gestação com o peso adequado, sendo essencial o acompanhamento pré-concepcional. No entanto, é necessário ressaltar que mesmo as mulheres com peso adequado, podem desenvolver o problema, porém em menor risco.

Controlando o diabetes gestacional

Na maioria das vezes, o controle do diabetes gestacional é feito através da alimentação. Logo após o diagnóstico, o especialista orientará a gestante a diminuir o consumo de doces e de carboidratos diariamente. Além disso, será indicado a realização de atividade física. Para aquelas que não conseguem realizar o controle glicêmico através da alimentação, está indicada a introdução do uso da insulina.

O controle do diabetes gestacional pode ocorrer através da dieta. (Foto: divulgação)

O diabetes gestacional é um problema grave e que deve ser tratado de forma adequada. Após conhecer mais sobre como controlar o diabetes gestacional, é importante seguir as orientações prestadas, além de realizar um acompanhamento com especialista para evitar qualquer consequência futura.






Top