Como conseguir manter um bom networking

Atualmente o networking está em alta! Relacionar-se bem é uma condição fundamental para qualquer profissional no mercado de trabalho. Cerca de 70% das contratações,…

Atualmente o networking está em alta! Relacionar-se bem é uma condição fundamental para qualquer profissional no mercado de trabalho. Cerca de 70% das contratações, atualmente, são consequências de um bom networking. É o que revela uma pesquisa elaborada pela Right Management, empresa especializada em gestão de talentos e carreira.

Todavia, embora muito se fale sobre o assunto, é comum encontrar pessoas que não sabem exatamente como colocar em prática seu network. É por isso que hoje, separamos algumas dicas sobre como conseguir manter um bom networking. Confira!

Dicas para um bom networking

Embora as mídias sociais passem a impressão de informalidade, é preciso atentar-se ao bom senso, ética e respeito. (Foto Divulgação)

A primeira dica para manter um bom networking é fazer uma lista de pessoas que conhece e definir qual é o seu grau de aproximação com elas. Dica: é preciso de tempo para fazer boas relações. Quando possui uma rede de relacionamento forte, não precisa ser o melhor em tudo. O importante é ter conhecimento e experiência num determinado assunto.

Leia mais: Networking em redes sociais: como fazer

Frequentar novos locais também é importante. Frequentar sempre os mesmos eventos, vira rotina e limita o alcance do seu grupo de contatos. Além de palestras e reuniões, bons relacionamentos podem ser conquistados em bares, restaurantes ou atividades de lazer.

Aposte em redes sociais

Quando possui uma rede de relacionamento forte, não precisa ser o melhor em tudo. (Foto Divulgação)

A tecnologia é uma fantástica ferramenta na hora de pesquisar por contatos. Redes sociais são ótimas sugestões para estabelecer troca de informações e interesses. No entanto, adicionar contatos sem nenhum interesse ou se expressar inadequadamente não ajudará seu poder de relacionamento.

Veja também: Dicas de networking para universitários

Embora as mídias sociais passem a impressão de informalidade, é preciso atentar-se ao bom senso, ética e respeito. Evite enviar mensagens desnecessárias, sem argumentação e sobretudo que possam provocar algum desvio da sua conduta ou imagem.

Adicionar contatos sem nenhum interesse ou se expressar inadequadamente não ajudarão seu poder de relacionamento. (Foto Divulgação)

Outra questão importante para manter um bom networking é entender que no network quantidade não significa qualidade. Essa contestação é resultado de uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford. Segundo o estudo é preferível ter 50 amigos conhecidos e manter o contato do que 200 pessoas que você mal cumprimenta.

Confira ainda: Maneira correta de fazer Networking


Top