Dicas de networking para universitários

Dicas de networking para universitários

Ter uma rede de contatos profissionais é muito importante para impulsionar a carreira. O chamado networking pode auxiliar não apenas a conseguir um bom…

Por Editorial MDT em 01/10/2012

Ter uma rede de contatos profissionais é muito importante para impulsionar a carreira. O chamado networking pode auxiliar não apenas a conseguir um bom emprego, mas também contribuir com seu trabalho, em momentos decisivos de sua trajetória.  O networking para universitários também precisa ser levado em conta, uma vez que é no ambiente da faculdade que se começa a criar sua rede por meio do contato com colegas de curso, de outras formações, docentes e companheiros de trabalho.

Mantenha uma rede de contatos ativa (Foto: divulgação)

Dicas de networking para universitários

Para criar uma boa imagem profissional, não basta ter um currículo com muitas qualificações é preciso também ter bons contatos. Por isso, entre as dicas de networking para universitários destaca-se a necessidade de buscar novos contatos além do grupo de amigos com quem se costuma sair. Conheça novas pessoas que, no momento certo, poderão lhe auxiliar profissionalmente.

Expanda seu círculo social (Foto: divulgação)

Outros conselhos de networking para quem está na faculdade incluem cuidar de sua imagem pessoal e participar de eventos de trabalho. No primeiro caso, é necessário cuidar de sua aparência principalmente quando se apresenta em um ambiente formal, para que a primeira impressão que as pessoas tenham de você seja positiva. Quanto aos eventos, procure participar de seminários, palestras e conferências porque além de contarem pontos para o seu currículo são ótimos lugares para conhecer pessoas com os mesmos interesses.

Atualize seu perfil em redes sociais como o LinkedIn (Foto: divulgação)

Networking para universitários: como manter uma rede de contatos

Siga as dicas para manter seus contatos profissionais: depois que fizer novos contatos, envie uma mensagem ou um e-mail para que a pessoa não se esqueça de você. Deixe seu perfil atualizado no LinkedIn. Essa rede social voltada para o mercado de trabalho é uma vitrine para que outros profissionais saibam quais são suas qualificações. Para finalizar, procure sempre usar a linguagem adequada ao ambiente em que estiver e descubra pontos em comum quando conhecer um futuro contato profissional.

Veja também: Networking em redes sociais: como fazer

Descubra qual a maneira correta de fazer Networking

Top