Networking em redes sociais: como fazer

Todos as análises sobre costumes do brasileiro na internet evidenciam que o número de indivíduos que usam redes sociais é gigantesco. Por isso redes…

Por Editorial MDT em 28/09/2012

Todos as análises sobre costumes do brasileiro na internet evidenciam que o número de indivíduos que usam redes sociais é gigantesco. Por isso redes como Orkut, Twitter e Facebook têm se tornado  a cada dia grandes mundos virtuais. Todavia, enganado está quem acha que a vida virtual se encerra nas fronteiras da web. Com o aumento de profissionais  interagindo nesses locais, ampliam-se as possibilidades de relacionamento no mundo real, e inclusive com objetivos profissionais.

Networking em redes sociais

O profissional deve escolher bem quais desses recursos na web se encaixam no perfil da vaga que procura. (Foto Divulgação)

Manter-se em constante exposição usando a eficácia das redes sociais e dos recursos de uma conversação imediata proporcionada pela internet, é atualmente uma das melhores táticas para profissionais conseguirem mais facilmente uma posição no mercado.

A rede de contatos, precisa ser conservada. Ativar seus contatos apenas quando necessita de algo, demonstra certo egoísmo e pode acabar com sua  rede. De acordo com profissional, é importante manter os contatos sempre ativos. Conversas online mantém a troca ativa e faz com que se estabeleça uma relação de dupla mão. As redes sociais proporcionam exibição interessante tanto para a busca como para a sustentação de contatos.

Leia mais: Os principais erros cometidos no networking

Uma das dicas é é sempre manter os contatos ativos. (Foto Divulgação)

Todavia, o grande desafio do profissional é dirigir o tempo e inserir espontaneamente em sua rotina o uso das redes, sem abandonar os contatos ao vivo. Existem diversas opções para explorar esses espaços, como Xing, Linked In, Ziki, entre outros. Também é interessante usar as redes sociais públicas como instrumento de uso profissional como o MySpace e o Facebook.

Veja também: Dicas para fazer networking

O maior desafio do profissional é dirigir o tempo e inserir espontaneamente em sua rotina o uso das redes, diz o consultor. (Foto Divulgação)

Além da administração do tempo, o indivíduo deve escolher bem quais desses recursos na web se encaixam no perfil da vaga que procura, já que as empresas estão cada vez mais acompanhando o comportamento virtual dos candidatos. É necessário averiguar as informações e avaliar as redes sociais que vão lhe proporcionar mais resultados no perfil de emprego que deseja conquistar.

Confira ainda: Descubra qual a maneira correta de fazer networking

Utilizados corretamente, os meios de comunição online e as redes sociais, podem ser ótimas ferramentas para ajudar o profissional conquistar seu espaço no mercado. Tenha bom senso e aproveite o que a internet disponibiliza ao seu favor.

Top