Descubra qual a maneira correta de fazer Networking

A melhor maneira de ser visto e lembrado é ter uma boa rede de contatos. Mas para isso é preciso ter  bom senso para…

A melhor maneira de ser visto e lembrado é ter uma boa rede de contatos. Mas para isso é preciso ter  bom senso para não “queimar” a a imagem profissional. Networking é  uma rede de relacionamento profissional. Uma ferramenta informal ou formal para criar e estreitar laços entre pessoas com interesses similares e podendo assim gerar oportunidade de negócio. De acordo com alguns consultores de carreira, está é uma das maneiras mais eficaz de despertar interesse e forçar holofotes.

Um Networking bem formado pode até salvar os profissionais que estão na berlinda. Mas se essa ferramenta for mal usada, construída, ela provoca o efeito contrário e vira “netburning”, ou seja, prejudica a imagem profissional.

Descubra qual a maneira correta de fazer networking:

I – Não confunda com uma rede de relacionamento pessoal. Networking não é apenas uma conversa entre amigos de áreas similares, então não confunda com amizade. Mas, também  não restringe, somente, aos negócios, impedindo que as pessoas sejam amigas. Pois o objetivo do networking é facilitar e proporcionar benefícios profissionais e pessoais.

II – Faça networking em diversos locais.  Qualquer lugar pode ser local para melhorar a tua rele de relacionamento profissional, inclusive mesa de bar, clubes e parques, além das tradicionais, como palestras, congressos e reuniões com clientes.Tais encontros também trazem resultados.

III – Esteja prevenido. Já que o networking pode acontecer em vários locais, o profissional tem de ficar atento às oportunidades. Logo, esteja sempre preparado para criar relações com pessoas que tenham o mesmo interesse que você. Quando for ao teatro, restaurante, cinema não deixe de levar o seu cartão de visita.

IV – Mantenha sua rede viva. Acionar os contatos somente quando for realmente preciso não é networking, é “netburning”. Pois, se você se portar dessa maneira corre o risco de não ser o foco, e de ninguém ficar sabendo as coisas importantes que acontecem com você. Periodicamente convide contatos profissionais para um happy hour, cinema, teatro e outros.

Continuar Lendo  Programa de Estágio Ipiranga 2011

V – Diversifique seus relacionamentos. Diversificar os lugares que frequenta e  festas são importantes. Pois ir sempre aos mesmos lugares vira rotina e diminui a chance de conhecer outras pessoas. Ir a novos lugares quer dizer conhecer novas pessoas. Senão sempre encontrará as mesmas “caras” e poderá com isso perder oportunidades de negócio por falta de opção de contatos.

 

Com essas dicas seu Networking será sucesso e aumentará suas chances de fazer bons negócios.

 

 

Top