Características que o trainee precisa ter

As vagas de trainee são uma boa opção para candidatos recém-formados ou que estejam concluindo a graduação. Todos os anos, empresas de vários segmentos…

As vagas de trainee são uma boa opção para candidatos recém-formados ou que estejam concluindo a graduação. Todos os anos, empresas de vários segmentos do mercado de trabalho oferecem este tipo de oportunidade para jovens interessados em construir uma carreira de sucesso.

Em geral, a chance é dada com o objetivo de preparar o participante para assumir cargos de liderança dentro da própria companhia. Por isso que, em alguns casos, os salários para trainee podem chegar a R$5.000,00, o que, sem dúvida, torna a oportunidade ainda mais atrativa.

Em geral, as vagas de trainee preparam o candidato para assumir cargos de liderança. (Foto: Divulgação).

Mas, para ocupar estas vagas, além de estar no final do curso ou com o diploma de graduação na mão, o candidato precisa atender a alguns pré-requisitos, como dominar uma língua estrangeira (preferencialmente o inglês), ter conhecimentos básicos de informática, saber trabalhar em equipe, se mostrar sempre atualizado e apresentar um perfil de liderança.

Além disso, é importante destacar que a conquista da vaga nem sempre garante sua contratação automaticamente. Durante o desenvolvimento do programa, cujo período varia de acordo com critérios estabelecidos por cada empresa, ele deve apresentar resultados e surpreender os seus supervisores. Abaixo, separamos algumas dicas que poderão ajudá-lo nesta missão.

Conheça as etapas do processo de seleção de trainee.

Perfil de um trainee

O candidato precisa ter formação acadêmica diferenciada e, principalmente, boa capacidade de se relacionar com as pessoas. (Foto: Divulgação).

Em geral, o trainee precisa ter formação acadêmica diferenciada, capacidade analítica e, principalmente, capacidade de se relacionar com as pessoas. De acordo com os especialistas, a forma como o profissional desenvolve seus relacionamentos na empresa está entre os principais componentes que os gestores buscam em um candidato.

Leia Também:  Vagas de Emprego Fran’s Café 2010

É importante ainda que o profissional esteja sempre se preparando para atender as exigências da empresa com cursos de capacitação e de liderança. Agregando novos conhecimentos em sua formação, ele estará ampliando sua visão e fomentando ideias inovadoras que poderão fazer a diferença no rendimento da companhia.

Confira também dicas para ser promovido em 2013.

Conheça a cultura da empresa

É importante que o profissional aproveite a oportunidade para conhecer a cultura da empresa e sua filosofia de trabalho. (Foto: Divulgação).

Na maioria dos casos, a finalidade do programa de trainee é fazer com que o candidato conheça a companhia e o funcionamento de seus principais setores. Por isso, ele deve aproveitar a oportunidade para entender a “cultura da empresa” e assimilar sua filosofia de trabalho.

Sabendo como ela atua no mercado, você poderá se desenvolver de modo a atender o perfil da instituição, o que, indubitavelmente, aumenta as suas chances de sucesso.

Top