Como conseguir cirurgia de lábio leporino de graça

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 650 crianças nascem com lábio leporino. O problema, também conhecido como…

Por Isabella Moretti em 15/09/2013

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 650 crianças nascem com lábio leporino. O problema, também conhecido como fenda lábio-palatina, é caracterizado por uma abertura no lábio ou palato. A cada ano no Brasil, nascem 5.600 crianças com a fissura.

A malformação afeta o lábio ou palato. (Foto:Divulgação)

O lábio leporino é ocasionado pelo não fechamento das estruturas labiais. Esta malformação normalmente ocorre no início da gestação, entre a 4ª e 12ª semana. O médico é capaz de identificar a fenda lábio-palatina através do ultrassom, quando o feto está com três meses.

Não se sabe ao certo a causa do lábio leporino, mas as consequências da malformação vão além da estética. A criança, quando não recebe o tratamento apropriado, pode apresentar dificuldades para amamentar, sofrer com prejuízos na sua dentição e até mesmo problemas no desenvolvimento da fala.

Cirurgia da fenda lábio-palatina

O tratamento da fenda lábio-palatina é multidisciplinar, ou seja, envolve cirurgia plástica, ortodontia, pediatria, fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia. A maioria das fendas pode ser corrigida com três ou cinco cirurgias, mas o número de procedimentos dependerá do tipo de fissura.

A cirurgia é rápida, dura apenas 45 minutos. (Foto:Divulgação)

Os especialistas recomendam que a operação de lábio leporino seja realizada entre os três e seis meses de vida da criança. No entanto, para realizar a cirurgia no tempo certo, vários fatores envolvendo a saúde do paciente precisam ser considerados.

Cirurgia gratuita de lábio leporino: como conseguir?

Uma forma de conseguir cirurgia de lábio leporino de graça é recorrendo a Operação Sorriso. Esta iniciativa conta com médicos voluntários e oferece atendimento em 10 estados brasileiros.

A cirurgia realizada pela Operação Sorriso é bem rápida e eficaz. Posteriormente, o paciente será acompanhado por um dentista e um fonoaudiólogo, sem qualquer tipo de custo.

A Operação Sorriso existe desde 1982. A ONG não está presente apenas no Brasil, mas sim em 60 países ao redor do mundo.

A ONG Operação Sorriso realiza cirurgias de lábio leporino de graça. (Foto:Divulgação)

As cirurgias gratuitas de lábio leporino são realizadas de acordo com uma agenda. O programa passou recentemente por Maceió e em breve estará no Rio de Janeiro.

Para conseguir ajuda, primeiramente é necessário verificar se a Operação Sorriso está ocorrendo no estado. O paciente precisa passar na triagem inicial para ter direito a cirurgia. Se ele e o seu responsável não têm lugar para ficar na cidade onde será realizada a operação, a ONG oferece hospedagem e alimentação.

Encontre mais informações no site Operation Smile.

Top