Lábio Leporino Causas e Tratamentos

PUBLICIDADE

Hoje em dia muitas doenças estão aparecendo no quadro de preocupação dos pais, sejam elas comuns ou não. Bem como, as imperfeições em crianças recém-nascidas também têm ocorrido com frequência e não se sabe bem as causas de tais ocorrências, sejam pelos novos hábitos da sociedade, ou mesmo por causas naturais.

E um dos acontecimentos de imperfeições humanas, que atualmente é muito comum é o lábio leporino, que em linguagem técnica denomina-se fissura labiopalatal, a qual se dá em função de uma abertura nos lábios ou no palato, e ás vezes nos dois, e em alguns casos pode ser detectado no primeiro mês de gestação.

Um dos maiores riscos e o que trás maior preocupação para quem possui o lábio leporino, é que devido a abertura no lábio, existe a maior probabilidade de se aspirar impurezas existentes no ar, bem como aspiração de alimento, gerando com isso, maiores riscos de infecções, como pneumonias e otite, uma espécie de infecção no ouvido, causadas por bactérias.

PUBLICIDADE

Existem quatro tipos de fissuras que podem ocorrer, sendo elas as unilaterais, que ocorrem em somente um lado do lábio; as bilatérias, que como já diz o próprio termo, ocorrem nos dois lados dos lábios; existem também as completas, sendo esta uma das mais gravosas, pois ocorre a abertura tanto no lábio como no palato, também conhecido de céu da boca e, as incompletas que se abrem ou no lábio, ou no palato.

Essas fissuras podem se dar por diversos motivos, dificilmente se consegue encontrar uma causa única para tal ocorrência, entretanto, dentes as causas mais comuns temos, as hipóteses hereditárias, quando já existem casos na família, as chances aumentam. O uso de cigarros e álcool, também podem ocasionar essa anomalia, pais que não cessam seus maus hábitos durante a gestação, podem gerar conseqüências gravosas aos filhos, bem como quando utilizam remédios fortes, durante esse período.

Enquanto, ainda recém nascido, o melhor tratamento que se pode dar a criança é o aleitamento materno, pois ao ingerir o leite da mãe a criança recebe maior proteção ao seu organismo e menos chances de contrair doenças por bactérias, bem como estará fortalecendo toda a estrutura óssea do filho. Fazer um acompanhamento eficaz durante a gestação também faz toda a diferença, tendo em vista que os casos de lábio leporino podem ser detectados antes do nascimento da criança.

E tratamento para esse tipo de imperfeição, na maioria das vezes é longo, e ocorre durante grande parte da vida do individuo, pois seu inicio em grande parte das vezes começa enquanto criança e termina na fase adulta. Indica-se nesses casos fazer cirurgias de estéticas, as quais iram reparar a fissura e aos poucos fechá-la. Quanto antes começar o tratamento melhor resultado terá o paciente, pois em alguns casos que não tratados, são comuns as perdas de audição, dificuldades na fala, dentro outros.

PUBLICIDADE

O ideal é que um especialista seja procurado o mais rápido possível, para que todos os cuidados e tratamentos sejam realizados o quanto antes, e assim seu filho, não sofrerá preconceitos e estará curado de uma vez.

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.