Como congelar feijão

Rico em ferro, proteína vegetal, vitaminas, fibras, substâncias antioxidantes e minerais, o feijão é muito importante na mesa dos brasileiros, principalmente na infalível combinação…

Rico em ferro, proteína vegetal, vitaminas, fibras, substâncias antioxidantes e minerais, o feijão é muito importante na mesa dos brasileiros, principalmente na infalível combinação com o arroz. Esse alimento auxilia no combate ao colesterol, a anemia e até ao câncer. Mas para não ter que cozinhar o grão todos os dias, perder muito tempo ou gastar mais gás de cozinha, você pode congelar feijão com algumas técnicas que permitem que o alimento fique como novo quando você for comer.

Prepare o feijão com menos tempero (Foto: divulgação)

Dicas para congelar feijão

As dicas para congelar feijão começam ainda no preparo do prato. Se você quer deixar o alimento pronto para comer na semana, não coloque tempero. Cozinhe durante 35 minutos na panela de pressão e tire do fogo. Se não quiser aguardar os grãos esfriarem naturalmente, passe o feijão para outra panela ou recipiente e a coloque em uma vasilha com água gelada.

Separe em potes para ir ao congelador (Foto: divulgação)

Como congelar feijão

Depois que estiver frio, separe o feijão em recipientes capazes de guardar 200 gramas – o que é suficiente para uma pessoa comer diariamente. Se mais pessoas comerem em casa você pode usar um pote de tamanho maior e congele junto um pouco do caldo em que o feijão foi cozido.  Etiquete a vasilha com a data em que o alimento foi preparado e por até três meses você pode guardar o feijão no congelador sem perigo de que o alimento estrague.

Depois de descongelar é só temperar mais um pouco e o prato está pronto (Foto: divulgação)

Na hora de consumir, a melhor forma de descongelar feijão é transferi-lo do congelador para a geladeira, mas se você precisar comer logo descongele no forno micro-ondas. Para preparar o feijão deixe na geladeira, em um pote tampado, alguns dentes de alho amassados e misturados com óleo de girassol, canola ou soja. Depois é só temperar o feijão descongelado com essa mistura e sal. Se precisar por mais água, você pode usar a vasilha em que o feijão estava congelado para medir e, se quiser, acrescente folhas de louro para dar um sabor especial.

Leia Também:  Saiba como trocar a pílula anticoncepcional

Veja também dicas para congelar e guardar outros tipos de alimentos:

Como Congelar Alimentos Corretamente

Dicas para Armazenamento de Comida

 

 

 

Top