Dicas para Armazenamento de Comida

Hoje em dia não podemos desperdiçar comida, por menor que seja esta porção devemos armazená-la para que ela não estrague, e para possamos consumir…

Hoje em dia não podemos desperdiçar comida, por menor que seja esta porção devemos armazená-la para que ela não estrague, e para possamos consumir a mesma novamente depois de algum tempo, muitas pessoas acabam congelando os alimentos, mais devido ao falta de informação acabam congelando de maneira errada e o alimento acaba estragando mesmo estando congelado, veja algumas dicas de como armazenar os alimentos mesmos depois que estão prontos.

Todos os alimentos quentes antes de serem congelados ou resfriados devem estar em temperatura ambiente, pois o resfriamento rápido pode acabar estragando a comida, por isso, você pode deixar o alimento esfriando em cima do fogão mesmo. Antes de colocar os alimentos dentro da geladeira ou do congelador você deve colocá-los em potes plásticos com tampa ou em sacos plásticos. Se você for congelar o alimento você deve garantir que a temperatura do congelador é de menos 18 graus Celsius, pois uma temperatura diferente dessa pode originar o aparecimento de bactérias que causam fungos na comida mesmo congelada.

É muito importante colocar a data de armazenamento nos alimentos, pois eles podem estragar depois de um tempo armazenados. É sempre bom consumi-los o mais rápido possível, para garantir até mesmo o sabor do alimento, mais caso você queira usar todo o prazo de validade do alimento armazenado aqui vão o tempo de validade de alguns alimentos para que você possa se basear.

As folhas e hortaliças tem um tempo de validade de três dias, sendo que você deve mantê-las apenas resfriadas dentro de um recipiente com água para manter as mesmas hidratadas. Não se esqueça de limpar antes de armazenar esses alimentos, pois uma limpeza mau feita pode acarretar do surgimento de bactérias que acabam estragando com o alimento antes do prazo de validade.

Leia Também:  Dicas para conservar os alimentos

Também é muito importante armazenar as folhas sem nenhum tipo de tempero. Alimentos como arroz e feijão que são consumidos por nós no dia-a-dia duram até cinco dias, mais a maneira de armazenamento dos dois deve ser diferente, enquanto o arroz basta você colocá-lo dentro de uma pote plástico com tampa e deixá-lo na geladeira o feijão deve ser congelado para garantir que o mesmo não azede.

Carnes como a bovina e de aves depois do cozimento podem ser mantidas até três dias, você pode tanto colocá-los em potes plásticos ou apenas enrolar nos mesmos plástico filme ou alumínio.

Produtos como peixes e outros mariscos devem ser consumidos em até 24 horas assim como maionese caseira, os produtos como leite são mais resistentes e chegam a durar até sete dias dentro da geladeira, sem que fiquem estragados.

Se você mora sozinho o ideal é fazer pequenas porções para o congelamento, pois quando você aquece e congela muitas vezes o alimento ele acaba perdendo a qualidade e as vitaminas que ele contém por isso você deve congelar e aquecer o alimento apenas uma vez para garantir a boa qualidade do mesmo.

Top