Escovas progressivas que não oferecem riscos aos fios

A escova progressiva tornou-se algo quase que indispensável na vida de muitas mulheres. O problema é que o formol, ingrediente principal desse tipo de…

Por Editorial MDT em 30/10/2011

A escova progressiva tornou-se algo quase que indispensável na vida de muitas mulheres. O problema é que o formol, ingrediente principal desse tipo de química, é altamente prejudicial à saúde, inclusive à saúde capilar. O ingrediente foi proibido pela Anvisa, mas ainda há quem aplique produtos com formol por aí. O ideal é buscar pelas escovas progressivas que não estragam os fios, aquelas livres de formol. É possível alisar os fios com outros ingredientes, que também são químicas fortes.

A dica é optar por produtos que alisam, tiram o volume, mas não agridem os fios, que é o que todas as mulheres procuram. Entre os produtos, o Amaciamento Progressivo Nutri Straight Q8 é um dos indicados para quem quer reduzir o volume e domar os cachos. O principal ingrediente desse produto é a amônia, presente em demais cosméticos capilares. É indicada para todos os tipos de cabelo, menos o afro. Há um produto para cada tipo de cabelo, como tinto, natural, danificado e assim por diante.

Outra opção é a X-Tenso Progressivo, L’ Oréal Professionne. Esse é um produto a base de tioglicolato de amônia, produto que amolece a fibra capilar, tornando assim mais fácil a moldagem da mesma. O produto é capaz de preservar as estruturas de queratina enquanto alisa, mantendo o cabelo saudável. Esse produto pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, incluindo o afro.

Esses são exemplos de escova progressiva que hidrata e alisa os fios. É importante ressaltar que o resultado não é o mesmo do formol, pois é um componente mais forte. O cabelo fica liso, mas não com o mesmo aspecto de esticado. O resultado também muda dependendo do tipo do cabelo. Cabelos mais finos ficam mais finos e murchos, ao contrário do fio mais grosso.

As melhores escovas progressivas têm altas doses de queratina concentrada, o que nutre os fios. É preciso tomar cuidado, pois as escovas com formol também possuem essa queratina, dando um aspecto de saudável e nutrido nos primeiros dias. Com o passar do tempo esse aspecto vai sumindo e os fios vão quebrando e caindo. Escolha com consciência e se informe bem sobre o produto antes da aplicação.

Alguns produtos são vendidos para a aplicação em casa. Fuja desse tipo de compra. Quase sempre são químicas extremamente fortes e com formol. Além disso, a aplicação deve ser feita por um profissional, evitando possíveis complicações. Fique atenta e escolha o melhor para seu cabelo. Os fios agradecem!

Top