Como coletar e congelar leite materno

Muitas vezes é preciso tirar o leite materno para dar ao bebê ou simplesmente para armazená-lo para doação. Esse procedimento pode ser feito de…

Por Editorial MDT em 05/04/2013

Muitas vezes é preciso tirar o leite materno para dar ao bebê ou simplesmente para armazená-lo para doação. Esse procedimento pode ser feito de várias formas, uma delas é a ordenha manual, que é realizada pressionando suavemente a mama e armazenando o leite em um recipiente limpo. Saiba mais sobre como coletar e congelar o leite materno.

A retirada do leite materno pode ser feita manualmente ou com bombinhas. (Foto: divulgação)

Como retirar o leite materno

Existem várias formas de ordenhar o leite materno, uma delas é usando somente as mãos e outra é com o auxilio de bombinha manual ou elétrica. Só é preciso tirar o leite de vez em quando e armazena-lo. Depois, o leite guardado de forma correta pode ser usado para amamentar o bebê quando a mãe não estiver perto, ou pode ser doado para crianças cujas mães não puderam amamentar.

É indicado fazer a ordenha apenas depois que o bebê terminar de mamar. Se ele sugar somente de um lado, retire o leite do outro lado. Na primeira mamada da manhã os seios costumam ficar muito cheios e sobra muito leite para tirar depois que o bebê já se alimentou. Se for realizar a ordenha em um momento em que o bebê não mamou, prefira fazer o procedimento na hora em que ele mamaria normalmente.

O leite pode ser congelado e guardado por até 15 dias. (Foto: divulgação)

Veja também leite materno e amamentação, mitos e verdades 

Como congelar o leite materno

Depois que o leite foi retirado, é necessário guarda-lo de forma certa para poder dar ao bebê mais tarde ou em outra ocasião, sem que ele estrague. Não há problema em não conseguir tirar muito leite, pois o líquido ordenhado em horas diferentes pode ser guardado junto para obter maior volume e completar a mamada do bebê.

As bombinhas e ordenhadeiras já vêm com alguns recipientes especiais para congelar ou armazenar o leite materno. Mas mamadeiras comuns esterilizadas também podem ser utilizadas, desde que possuam tampa ou então em recipiente de vidro com tampa plástica, também esterilizado.

O congelamento do leite facilita muito a vida da mãe com o bebê. O leite pode ser guardado no congelador por até 15 dias, desde que a temperatura seja inferior a 10 graus negativos. Essa é a recomendação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. O ideal é não encher o frasco até a boca, pois o liquido incha após ser congelado.

Antes de congelar, anote em uma etiqueta a data do congelamento. Se o recipiente com leite congelado não estiver cheio, você poderá ir completando com outras tiradas de leite, colocando o novo leite por cima.

A ordenha do leite materno pode ser usada para própria alimentação do bebê. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos que estimulam o leite materno 

O leite materno pode ser retirado e armazenado para doação ou até mesmo para alimentação do bebê. Aposte nas ordenhas manuais ou com auxílio de bombinhas para retirar o leite. O congelamento e armazenado do leite materno deve ser feito em frascos limpos, esterilizados, e pode ficar guardado por até 15 dias. Se tiver qualquer dúvida sobre como coletar e congelar leite materno, procure o banco de leite de sua cidade para mais informações.

Top