Receita de torta de atum

O atum contém proteínas, vitaminas e ácidos graxos como o ômega-3 que é muito importante para a saúde do organismo e protege contra várias…

O atum contém proteínas, vitaminas e ácidos graxos como o ômega-3 que é muito importante para a saúde do organismo e protege contra várias doenças, principalmente as do coração. Presente nas refeições dos brasileiros, o atum pode ser ingrediente de diversos pratos como a receita de torta de atum, por exemplo. A massa é feita no liquidificador rapidamente e o recheio também leva tomate e azeitonas.

A massa é preparada no liquidificador e assada em forno médio (Foto: divulgação)

Receita de torta de atum

Ingredientes

3 ovos

½ de xícara (chá) de azeite

1½ xícara (chá) de leite

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

½ colher (chá) de sal

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio

4 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

1/3 de xícara de azeitona verde picada

3  tomates maduros (tire a pele, as sementes e corte em cubos)

2 latas de atum em conserva de água e sal

2 colheres (sopa) de salsinha picada

Pimenta-do-reino a gosto

1 colher (sopa) de orégano

Sal a gosto

Modo de preparo

Para fazer a massa da receita de torta de atum, coloque os ovos, o azeite, o leite, o queijo parmesão ralado, o sal, a farinha de trigo e o fermento em pó no liquidificador. Bata até obter um creme uniforme. Reserve. O preparo do recheio também é fácil, esquente o azeite em uma panela e junte a cebola. Refogue até que esteja murcha. Desligue o fogo e acrescente a azeitona, os tomates e o atum.

Torta de atum de liquidificador (Foto: divulgação)

Tempere com a salsinha, a pimenta-do-reino, o orégano e o sal. Unte com azeite uma forma retangular com aproximadamente 19 cm x 31 cm. Ponha metade da massa reservada na forma, acrescente o recheio e coloque a outra metade da massa. Asse a torta de atum em forno preaquecido a 180°C durante 40 minutos ou até que esteja dourada. Quando estiver pronta, a receita pode ser servida quente ou fria cortada em pedaços. Para aproveitar este ingrediente, você pode também preparar outras receitas como a lasanha com molho branco e atum e o gratinado de batata e atum.

Leia Também:  Lanches fáceis para o sábado

Top