Circuncisão: o que significa

A circuncisão é uma cirurgia bastante frequente em pediatria e que também pode ser feita em adultos. Essa intervenção tem um significado especial para…

Por Editorial MDT em 23/04/2013

A circuncisão é uma cirurgia bastante frequente em pediatria e que também pode ser feita em adultos. Essa intervenção tem um significado especial para indivíduos de determinadas religiões e ainda contribui com alguns benefícios para a higiene e o tratamento de problemas. Fique por dentro do assunto e entenda o que significa a circuncisão.

Esclareça as principais dúvidas sobre fimose.

Esclareça algumas dúvidas e saiba mais sobre a circuncisão. (Foto: divulgação)

O que é a circuncisão

O termo circuncisão é originário do latim e significa “cortar em volta”. É usado na medicina para se referir à cirurgia de retirada do prepúcio, a pele que recobre a glande peniana. Esse procedimento já é realizado há mais de 5 mil anos por populações como os judeus e muçulmanos.

A cirurgia é considerada um procedimento de baixa complexidade que, há alguns anos era bastante comum. Atualmente, com exceção do motivo religioso, os benefícios dessa prática vêm sendo substituídos por bons costumes de higiene íntima.

Conheça os cuidados necessários para com a higiene íntima masculina.

Para algumas culturas a circuncisão tem um significado bastante especial. (Foto: divulgação)

O significado da circuncisão

Uma provável explicação para o início da prática da circuncisão é que, em várias culturas, o início da puberdade é um momento bastante especial, muitas vezes marcado por rituais de passagem que celebram a entrada do jovem na vida adulta.

De acordo com o Velho Testamento bíblico, a circuncisão era um mandamento divino, uma forma pela qual o povo de Deus era marcado e separado. Em Israel, essa cirurgia envolvia um ritual que deveria ser realizado sempre no oitavo dia após o nascimento da criança. Com a vinda de Jesus o apóstolo Paulo introduz o conceito de “circuncisão do coração”, no Novo Testamento, se referindo que a marca do povo de Deus hoje se encontra no coração de quem vive de acordo com os mandamentos divinos e aceita os ensinamentos de Cristo.

Tratamento para fimose

A fimose consiste na impossibilidade de retrair completamente o prepúcio e deixar a glande completamente descoberta, de maneira que a pele forma um anel capaz de prender o fluxo sanguíneo da extremidade do pênis. Não é preciso que as mães fiquem desesperadas, pois na grande maioria dos casos esse problema não representa grandes riscos à saúde e a cirurgia de circuncisão acaba sendo eletiva, recomendada por motivos de higiene e para prevenir dor durante o ato sexual. É preciso lembrar que, na maioria dos casos, o prepúcio se solta sozinho por volta dos 3 anos.

Conheça os sintomas e o tratamento para fimose infantil.

A circuncisão também pode ser usada como forma de tratamento para a fimose. (Foto: divulgação)

A circuncisão é a cirurgia de retirada do prepúcio, realizada há mais de 5 mil anos por alguns etnias e que apresenta um significado bastante especial em algumas culturas. No mundo ocidental essa intervenção, apesar de ainda ser comum, vem sendo substituída por hábitos de higiene, tendo sua principal indicação nos casos de tratamento de fimose.

Top