Higiene íntima masculina: cuidados

PUBLICIDADE

Algumas mulheres sentem ciúmes da facilidade que os homens têm em ir ao banheiro, pois grande maioria costuma ser bastante rápida no uso do toalete, por não precisarem sentar e nem se secar. Entretanto, rapidez não é sinônimo de saúde e, muitas vezes pode significar exatamente o contrário.

Cuidar bem da higiene íntima é garantir mais saúde e se importar com a saúde e bem estar da parceira. (Foto: divulgação)

Existem várias atitudes, como enxugar o pênis após urinar, que ainda são encaradas como sendo tabus por uma sociedade mais machista e ultrapassada. Confira vários cuidados com a higiene íntima masculina que devem ser levados a sério pelos homens.

Confira algumas dicas de beleza masculina.

PUBLICIDADE

Lavar as mãos

O hábito de lavar as mãos após utilizar o banheiro é reconhecidamente uma maneira eficiente de prevenir contaminação por agentes patogênicos, oriundos do sistema gastrintestinal ou urinário. Contudo, o que muita gente não sabe é que, segundo a recomendação dos urologistas, é indicado também lavar as mãos antes de urinar. Pode parecer estranho, mas existe uma lógica por trás da recomendação. Ao lavar as mãos antes de usar o toalete evita-se levar bactérias nocivas para a região genital, prevenindo infecções e até mesmo algumas DSTs.

Secar o pênis após urinar

Utilizar um pedaço de papel higiênico para secar a umidade da região do prepúcio e glande é um hábito adotado por alguns homens. Essa medida é fundamental para evitar a proliferação de fungos, além de também de prevenir o mau cheiro da região.

Muitos homens não sabem, mas é recomendado lavar as mãos antes de usar o mictório. (Foto: divulgação)

Higiene durante o banho

Na hora do banho é preciso dar uma atenção muito especial para a região genital, especialmente nas áreas de dobra de pele, como virilha, ânus, prepúcio e abaixo do escroto. Lavar bem essas regiões, lembrando-se de sempre retrair totalmente o prepúcio para executar boa limpeza da glande, é muito importante para evitar o mau cheiro e prevenir a infecção por fungos, bactérias e até mesmo o câncer de pênis.

Os cuidados devem ser redobrados em homens que não passaram por postectomia, a cirurgia para tratamento de fimose, em que parte do prepúcio é retirado, uma vez que o acúmulo de sujeira, nesses casos, seria bem mais difícil. Pelo fato de alguns homens poderem apresentar irritação na pele da região, causada pelo uso de sabonetes impróprios, é recomendado a utilização de sabonetes íntimos.

Cuidados após as relações sexuais

PUBLICIDADE

É muito importante lavar bem o pênis após as relações sexuais, pois a limpeza da região remove com eficiência o lubrificante do preservativo, que fica misturado no esperma. Da mesma forma, nas relações sem uso de camisinha essa atitude também é importante, pois dificulta a infecção por eventuais microrganismos causadores de doença.

É necessário depilar a região?

Não existe nenhuma necessidade especial em depilar a região, mas é recomendado dar uma aparada nos pelos para garantir uma boa aparência das partes genitais. Na verdade, o ato de depilar a pele pode ser prejudicial, pois aumenta as chances de foliculite, que pode se complicar com o uso de roupas íntimas inadequadamente apertadas.

Veja quais cuidados devem ser tomados com a higiene íntima do bebê.

Durante o banho é preciso tomar alguns cuidados especiais. (Foto: divulgação)

Garantir boa higiene íntima não é uma recomendação exclusiva para as mulheres, e os homens deveriam adotar esse costume tanto por pensar no bem estar da parceira, como também em sua própria saúde.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.