Mestrado em História

Para seguir carreira acadêmica é preciso ter um curso de mestrado (Foto: Divulgação)

Para quem quer seguir carreira acadêmica na área de História, o curso de pós-graduação stricto sensu é fundamental. Para isso, existem diversas universidades que promovem essas aulas. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma delas. Nessa instituição, o Mestrado em História, que nasceu em 1990, tem como área de concentração a História das Relações Sociais de Dominação. São três as linhas de pesquisa que regem o curso: Relações de trabalho; Relações políticas; Cultura e sociedade.

Para esse ano de 2012 o processo de seleção para escolher os estudantes que farão parte das aulas começou. Nessa segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012, os candidatos enviaram a proposta de pesquisa, que é uma dissertação fundamentada com base em livros e teorias que explicam qual será a linha de estudo do projeto que deverá ser avaliado somente daqui há dois anos, depois do estudante ser orientado por um doutor no assunto, vinculado a universidade.

Se aplicar nos estudos é fundamental (Foto: Divulgação)

No dia 17 de fevereiro será divulgado pelo futuro orientador suas pontuações com relação ao trabalho apresentado. O candidato terá até o dia 20 de fevereiro para corrigir ou adequar o seu projeto de modo como foi orientado pelo professor-doutor. No dia 24 desse mês esse profissional irá entregar uma nova análise desse objeto de estudo, e irá dizer se essa pessoa será aprovada para o curso de mestrado da instituição de ensino. Para somente no dia 27 de fevereiro os donos das dissertações aprovadas efetivarem a matrícula. Para mais informações acesse o site da Universidade Federal de Minas Gerais.

O diploma só é entregue depois de uma detalhada avaliação de uma banca (Foto: Divulgação)

Outras instituições de ensino superior também promovem curso de pós-graduação stricto sensu no país, confira o site de algumas delas: www.pucsp.br; www.unicamp.br; www.usp.br e www.franca.unesp.br. Para ter acesso a lista completa das instituições de ensino superior que promovem o mestrado em História no Brasil acesse o site do CAPES, que o órgão que fiscaliza e regulamente esse tipo de curso na nação.

Para quem efetuar esse tipo de qualificação, porém não tem condições financeiras de arcar com os custos, fique atento aos editais de bolsa de estudos, que são distribuídas pelo CAPES. Cada universidade delega esses benefícios em uma determinada data do ano, por isso acesse periodicamente o portal do local que pretende cursar o seu mestrado, assim como o portal eletrônico do CAPES.

Reply