Como conseguir bolsa de estudos com o Enem

Você sabe como conseguir bolsa de estudos com o Enem? Nós podemos te ajudar com essa dúvida. Afinal, além dos recordes de inscritos no…

Você sabe como conseguir bolsa de estudos com o Enem? Nós podemos te ajudar com essa dúvida. Afinal, além dos recordes de inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), muitos utilizam a prova como forma de entrada para participar de diferentes programas de incentivo ao ensino superior e um deles é o ProUni (Programa Universidade para Todos), que concede bolsa de 50% ou 100% para o aluno que ainda não foi à faculdade.

Como conseguir bolsa de estudos com o Enem. (Foto Ilustrativa)

Existe como obter bolsa de estudo com o Enem, pois a avaliação visa exatamente inserir jovens e adultos de baixa renda salarial no ensino superior. As oportunidades são oferecidas através do ProUni, um programa que viabiliza os estudos  para os candidatos que não podem pagar as mensalidades de uma faculdade. .

Leia mais informações sobre: Cursos Preparatórios Para O Enem 2015

Como conseguir bolsa de estudos com o Enem?

O ProUni é um programa realizado pelo Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais ou de 50% em instituições privadas para a realização de cursos de graduação. Só pode ter acesso ao programa o estudante brasileiro que ainda não tem diploma de nível superior. Além disso, o candidato deve ficar atento a outros requisitos do programa.

Nos tópicos a seguir, veja como conseguir bolsa de estudos com o Enem:

Requisitos ProUni

O Prouni é a forma de conseguir bolsa em faculdade particular. (Foto Ilustrativa)

Quem deseja a oportunidade de utilizar o ProUni para aprimorar o conhecimento deve se enquadrar em uma das situações expostas pelo documento do MEC (Ministério da Educação): Ter concluído o ensino médio completo na rede pública de ensino, ter curso o ensino médio completo em escola particular na condição de bolsista integral, ser deficiente físico e ou professor da rede pública de ensino.

As bolsas de 100% só valem para os candidatos que tem como renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. No caso da bolsa de 50%, o candidato ter uma renda familiar brutal mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Saiba mais informações sobre: Novas Regras De Redação, Enem 2015

Seleção do ProUni

Para quem deseja participar do processo seletivo inicial do programa, precisa ter feito o Enem do ano anterior e obtido a nota mínima de 450 pontos na prova e nota acima de zero na redação.

Com o Prouni, você realiza o sonho de ingressar no Ensino Superior. (Foto Ilustrativa)

Quem for participar do processo de vagas remanescentes deve ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício, ou ter feito o Enem, a partir da edição de 2010, e que tenha obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Ranking e notas

O ranking é elaborado com as melhores notas e de acordo com os cursos, universidades e períodos desejados. Para participar dos processos o estudante não precisa pagar e pode fazer tudo exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni no siteprouni.mec.gov.br.

As bolsas são distribuídas aos estudantes de baixa renda. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Prouni 2015 Inscrições e Vagas

Agora que você já sabe como conseguir bolsa de estudos com o Enem, não perca tempo e acompanhe o cronograma do Prouni. No mais, continue conferindo as publicações do Mundo das Tribos, afinal, temos várias dicas para você estudar e se preparar para o exame.

Top