Cabelos grisalhos, como cuidar

PUBLICIDADE

Quando os fios brancos começam a surgir, as pessoas ficam desesperadas e deprimidas. Para a grande maioria, ter cabelos brancos é sinônimo de velhice; porém, não se deve pensar desta forma. O aparecimento dos fios grisalhos está fortemente ligado a fatores genéticos.

Os cabelos brancos devem ser muito bem hidratados

 

É claro que, com o passar do tempo, o surgimento da cabeleira branca será inevitável. Assim como todo o resto do nosso corpo, as células dos fios envelhecem e deixam de produzir uma proteína chamada melanina, que é responsável pela cor dos cabelos. Esta proteína produz a pigmentação dos fios e também dá cor à pele. Esse processo pode ser desencadeado de várias formas, sendo a velhice o fator mais comum. Contudo, a questão genética do indivíduo é muito importante. É comum vermos pessoas que se queixam de fios grisalhos precoces.

PUBLICIDADE

Conheça Mitos e verdades sobre cabelos brancos

Num processo natural, é normal que os cabelos brancos apareçam após a idade de 35 anos. Ainda assim, existem muitos casos em que os fios começam a perder a cor entre 12 e 13 anos de idade. Mas isso não significa que a pessoa está envelhecendo precocemente e irá morrer mais cedo. É apenas a questão genética se manifestando.

Quanto à associação entre problemas de ordem psicológica e fios grisalhos, existem muitas controvérsias, ainda. Muitos afirmam ter observado o surgimento dos fios brancos justamente numa determinada época, em que se passou por um tremendo stress. Coincidências ou não, especialistas afirmam que os cabelos brancos nada têm a ver com fatores externos ao indivíduo.

 O que acontece com os fios, quando ficam grisalhos

 Devido à falta da proteína melanina nos fios, estes ficam opacos e bastante ressecados. Também pode acontecer de alguns não ficarem totalmente brancos e, sim, amarelados. É importante, portanto, que você tome alguns cuidados para que a aparência dos cabelos fique melhor.

Retirada dos fios: muitas pessoas arrancam os fios brancos, na ilusão de estarem eliminando-os. Isso é puro mito. Se você arrancar o fio branco, nascerá outro ainda mais espesso em seu lugar.

Descoloração: se você não quer assumir os cabelos grisalhos e também não quer usar tonalizantes, uma boa saída é descolorir os fios, fazendo as chamadas luzes. Isso irá disfarçar bem os indesejáveis grisalhos.

PUBLICIDADE

Conheça mais cuidados em: Como tingir cabelos brancos

Tonalizantes: é importante que você saiba que os tonalizantes, em geral, não cobrem totalmente os fios. Sua reaplicação deve ser feita periodicamente, pois os fios não “pegam” muito bem a cor e acabam ficando em tom diferente do resto da cabeça. Mesmo assim, dá para usá-los e eles quebram um bom galho, no caso de uma emergência.

Meryl Streep em "O diabo veste Prada" : cabelos grisalhos e muita elegância

Xampus: se os fios estão amarelados, use diariamente xampus desamareladores, que ajudam a retirar esta coloração dos fios, deixando-os mais branquinhos. É importante, também, que você use um xampu de limpeza profunda, ao menos uma vez por semana. Se os fios estão brancos e espalhados por toda a cabeça, de forma espaçada, existem xampus do tipo “silver”, que deixam os fios prateados, aos poucos. Isso irá ajudar a disfarçá-los.

Hidratação: esse é o cuidado mais importante que se deve ter. Conforme dito acima, os cabelos grisalhos ficam bastante ressecados. É indispensável que você faça uma boa hidratação nos fios, a cada 15 dias. É recomendável, também, o uso de xampu para cabelos secos, contribuindo ainda mais com a hidratação.

De modo geral, os fios brancos devem ser tratados de forma semelhante aos fios normais. Basta que se usem os xampus adequados aos cabelos grisalhos e que se faça a hidratação constantemente.

O ator George Clooney. Cabelos grisalhos são sinônimo de feiura?

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.