Como acabar com a celulite – causas e tratamentos

A celulite é um problema muito comum entre as mulheres. Inúmeras são as causas do surgimento desse mal estético e, por isso, cada vez…

A celulite é um problema muito comum, principalmente entre as mulheres.

A celulite é um problema muito comum entre as mulheres. Inúmeras são as causas do surgimento desse mal estético e, por isso, cada vez mais as pessoas buscam tratamentos para acabar com os furinhos indesejáveis.

Como surge a celulite

O surgimento da celulite se dá pela combinação de diversas alterações na pele. São modificações que ocorrem no tecido subcutâneo juntamente com o acúmulo de gorduras.

Explicando melhor, o que ocorre é que há um revestimento no subcutâneo formado por pequenas fibras, são elas que dão firmeza à pele. Quando há acúmulo de gordura, a pele acaba sendo pressionada para cima, porém, as fibras mantem algumas regiões presas, formando a irregularidade que chamamos de celulite.

Existem cremes corporais que reduzem o aspecto da celulite.

Causas de celulite

Os principais fatores desencadeantes dos furinhos indesejáveis são:

  • Mulheres: possuem um padrão de acúmulo de gordura diferente dos homens, ocorre maior concentração no quadril, nas nádegas e nas coxas;
  • Sobrepeso e aumento do peso: ao aumentar a gordura, ocorre o processo de formação de celulites;
  • Envelhecimento: com o passar da tempo,  a nossa pele perde a elasticidade, promovendo o aparecimento do problema;
  • Falta de exercícios físicos: a falta de atividades físicas leva ao acúmulo de gorduras e a diminuição do metabolismo;
  • Estresse diário: por sua relação com o metabolismo está ligado ao aparecimento da celulite;
  • Uso de anticoncepcionais hormonais: qualquer medicamento a base de hormônios femininos pode desencadear o acúmulo de gorduras e o aparecimento da temível celulite.

Tratamentos

O primeiro passo para tratar o problema é mudar o estilo de vida. É necessário realizar atividades físicas diariamente e manter uma dieta balanceada, rica em frutas e verduras e livre de gorduras saturadas e hidrogenadas. Uma dica é eliminar do seu dia-a-dia alimentos como enlatados, frituras, refrigerantes, excesso de doces e de sal. Além disso é importante beber muita água, no mínimo 2 litros por dia.

Continuar Lendo  Cuidados com os cabelos depois dos 50 anos

O segundo passo é um cuidado especial com a pele. Use hidratantes corporais específicos para a prevenção da celulite. No mercado é possível encontrar inúmeros produtos para esse fim, que são normalmente compostos de xantinas, substâncias que agem no metabolismo da gordura.

O terceiro passo é a realização de procedimentos que visam diminuir a celulite. Como exemplos podemos citar a drenagem linfática, corrente russa, endermologia, infravermelho, mesoterapia, ultrasson e a carboxiterapia. São procedimentos muito eficazes, mas a desvantagem é o preço, que muitas vezes não é convidativo.

A massoterapia é muito utilizada para tratamento da celulite.

A melhor forma de tratar e prevenir a celulite é mudando o estilo de vida. Faça um dieta balanceada e mantenha atividades físicas diárias. Não apenas os furinhos indesejáveis são prevenidos com essas atitudes e sim uma gama de doenças.

Top