Cabelos afro trançados: como cuidar

As trancinhas são uma forma de dar um visual diferente e estiloso aos cabelos afro, ao mesmo tempo em que os mantêm alinhados. É…

As trancinhas são uma forma de dar um visual diferente e estiloso aos cabelos afro, ao mesmo tempo em que os mantêm alinhados. É claro que existem inúmeras formas de cuidar dos fios, deixando-os ao natural; porém, muitas mulheres gostam de aproveitar-se das facilidades que as tranças proporcionam. Elas podem ser feitas de forma comum (quando ficam afastadas da cabeça), ou no modelo trança nagô, em que os fios ficam grudados no couro cabeludo. Este último é o preferido das mulheres negras. As especialistas em tranças fazem verdadeiras obras de arte, nas cabeças de suas clientes. As trancinhas podem durar até duas semanas ou um pouco mais, dependendo de como são tratadas. Saiba como cuidar dos cabelos afro trançados.

Tranças dão estilo e personalidade aos cabelos afro (Foto: Divulgação)

Como lavar cabelos afro trançados

Muitas mulheres e homens adeptos das trancinhas acabam optando por lavar os cabelos apenas uma vez por semana. É que, quanto mais se lavam os fios, mais cedo eles irão ficar arrepiados a as tranças se desmancharão. Como dá muito trabalho fazê-las, mantê-las por mais tempo é o desejo de muitos. Entretanto, é possível lavar mais vezes os fios. Duas ou três vezes na semana são uma boa quantia. Para lavar cabelos afro trançados, deve-se ter muito cuidado, para que os fios não fiquem arrepiados. Primeiramente, deve-se usar xampu e condicionador adequados. Mas é importante lembrar que o condicionador não é indicado, pois facilita o desmanche das trancinhas.

Trança nagô (Foto: Divulgação)

Pode-se misturar o xampu com um pouco de água, aplicando-o no couro cabeludo. Concentre-se nos vãos entre as tranças. Com as pontas dos dedos, massageie o couro, suavemente. Existem pessoas que, nesta fase, usam uma escova de dentes bem macia, limpando bem a pele do couro. Evite mexer demais nas trancinhas, mas tente limpá-las levemente, usando os dedos. Caso a sua trança se estenda além da cabeça, aproveite a água com xampu usados no couro, limpando-a. Em seguida, basta enxaguar em abundância, pois os produtos penetram muito nas trancinhas e não devem ficar acumulados nelas, para que não ressequem os cabelos.

Continuar Lendo  Queimadura ocular por solda: o que é

Como secar cabelos afro com tranças

Com cuidados, as tranças duram mais tempo e não prejudicam os fios (Foto: Divulgação)

Caso não queira secar cabelos afro com tranças usando secador, então prefira lavá-los na parte da manhã, deixando que sequem, no decorrer do dia. Se optar pela secagem mecânica, aplique um pouco de protetor térmico nos cabelos.

Dentre os penteados para cabelos afro, as trancinhas são as mais apreciadas. Mas elas devem ser feitas com leveza, evitando que os fios fiquem tracionados demais. Produtos hidratantes ou siliconados podem ser usados, mas é bom saber que eles irão fazer com que a trança dure menos tempo. Portanto, a dica é fazer uma boa hidratação dos fios, nos intervalos entre as trancinhas.

Top