Cabelo com raiz oleosa e pontas secas: cuidados

É sabido que para ter cabelos bonitos e saudáveis não se pode medir esforços, muito menos se entregar à preguiça. Deve-se ter em mente…

Por Editorial MDT em 12/02/2013

É sabido que para ter cabelos bonitos e saudáveis não se pode medir esforços, muito menos se entregar à preguiça. Deve-se ter em mente o fato de que, em todos os dias, uma coisinha aqui e outra ali deverá ser feita. Os cabelos são sensíveis demais e não aceitam desaforo. Quem não despender carinho e atenção a eles, logo terá respostas nada agradáveis. O cabelo com raiz oleosa e pontas secas, por exemplo, é um dos mais complicados de se manter.

O cabelo misto é contraditório, pois fica ressecado e oleoso, ao mesmo tempo (Foto: Divulgação)

Como é o cabelo misto

O cabelo misto se caracteriza por ter a raiz oleosa e as pontas ressecadas. Quando são lisos, o excesso de óleo acaba se tornando mais evidente. Por outro lado, os fios encaracolados podem não ter a raiz oleosa tão aparente, mas podem ficar com as pontas ressecadas, mais facilmente, Isso acontece porque a própria estrutura do cabelo dificulta a chegada de óleo, nas suas pontas. O ressecamento, porém, também é resultado de outros fatores (o que é mais frequente), como sol, vento, poeira, cloro, etc; ou seja, os agentes externos são os principais vilões para todos os tipos de cabelos. É por isso que todos eles precisam de cuidados diários. Entretanto, os fios mistos são um grande problema, pois muitos produtos aumentam a oleosidade e outros pioram o ressecamento, enquanto limpam a raiz.

O shampoo de limpeza profunda deixa os cabelos lindos, mas não pode ser usado com exagero (Foto: Divulgação)

Como cuidar dos cabelos mistos

Em primeiro lugar, é imprescindível usar shampoo e condicionador para cabelos mistos. Eles são formulados com substâncias que agridem menos os fios, enquanto limpam o couro cabeludo. Seu uso deve ser diário. Existem, também, shampoos de limpeza profunda, chamados antirresíduos. Eles limpam os cabelos, com mais eficácia do que outros produtos. O problema é que, se forem usados exageradamente, podem ressecar os fios e ainda aumentar a oleosidade da raiz. É que eles limpam tanto, que as células do couro cabeludo se sentem muito secas e passam a produzir mais óleo, para compensar este estado. Este é o chamado efeito rebote. Portanto, é indicado usá-lo apenas uma vez, por semana.

Shampoos e condicionadores para cabelos mistos devem ser usados, diariamente (Foto: Divulgação)

Todos os dias, é preciso aplicar um creme do tipo leave-in, nas pontas do cabelo misto. Ele ajuda a hidratar os fios. Alguns produtos também têm fator de proteção solar, que também é uma ótima arma contra os agentes de ressecamento. Caso o uso de chapinha e secador seja frequente, é preciso usar, também, um creme com proteção contra o calor destes aparelhos. A dica, então, é investir em um creme termoativado. Para finalizar, nunca se pode deixar de lado a hidratação dos fios. Ao menos uma vez, por semana, é importante hidratá-los, seja em casa ou no salão, com máscaras e outros produtos próprios para isso.

Veja mais sobre shampoos: Saiba como funciona o shampoos antirresíduos

Saiba como usar: Leave-in: dicas para usar corretamente

 

Top