Leave in: dicas para usar corretamente

Atualmente, a quantidade de produtos para a hidratação dos cabelos, oferecida pelo mercado, é enorme. Os cremes do tipo leave in, também chamados de…

Atualmente, a quantidade de produtos para a hidratação dos cabelos, oferecida pelo mercado, é enorme. Os cremes do tipo leave in, também chamados de creme sem enxágue ou creme para pentear são importantíssimos aliados, na hora de hidratar os fios. Também existem os leave on que, na prática, funcionam da mesma forma que o outro. Mas a ação dos cremes leave in não se limita apenas à hidratação. Também ajudam, muito, na definição dos cachos, além de protegerem os fios do calor do secador ou da chapinha (como é o caso dos termoativados). Para obter os resultados esperados, é preciso saber como usar corretamente o leave in. O tipo de produto e a quantidade aplicada são os detalhes mais importantes a serem observados.

O leave in deve ser usado após a lavagem normal dos cabelos (Foto: Divulgação)

Como funciona o leave in

Não é tão complicado entender como funciona o leave in. Os diferentes tipos de creme sem enxágue devem ser aplicados nos cabelos, após a sua lavagem normal. São produtos diferentes dos condicionadores, pois devem permanecer nos fios, até a próxima lavagem. A grande maioria deles possui a famosíssima queratina. Outros ainda têm muitas substâncias adicionais naturais, como manteiga de karité, café, nozes, açaí, etc. São componentes que irão auxiliar na hidratação, fortalecimento, manutenção de cor, definição de cachos, proteção solar, entre outros benefícios, dependendo da fórmula de cada um.

Os cremes sem enxágue ajudam a hidratar e reestruturar os fios (Foto: Divulgação)

Existem muitos tipos de cremes leave in e cada um se destina a um fim. Os termoativados, por exemplo, somente terão sua ação completa, após o uso de uma fonte de calor. Os cremes sem enxágue com proteção solar são ideais para pessoas que passam muitas horas ao sol. Já as mulheres que usam tinturas devem preferir aqueles destinados a cabelos coloridos. A lista é imensa; porém, eles devem ser usados, praticamente, da mesma forma. Veja, a seguir, dicas para usar leave in corretamente, para que se alcance o resultado desejado, aproveitando ao máximo o que estes produtos oferecem.

Leia Também:  Quando vale a pena mandar fazer um cosmético?

Dicas para usar leave in corretamente

Em primeiro lugar, é importante escolher um produto adequado ao tipo de cabelo. Não adianta comprar um leave in para definir cachos, se a pessoa tem fios lisíssimos. Portanto, é essencial observar o que indica a embalagem do produto.

Ao contrário do que muitos pensam, o uso correto do leave in não exclui o condicionador diário. É importante lavar os cabelos com shampoo e condicionador específicos. Após a lavagem normal, deve-se tirar o excesso de água, com a ajuda de uma toalha e, então, dividir os cabelos em mechas, para facilitar a aplicação.

Quantidade ideal de leave in (Foto: Divulgação)

A quantidade ideal de leave in para a aplicação é uma bolinha, na palma da mão, do tamanho de uma moeda de R$0,10. Esfregue bem o produto, entre as mãos, para esquentá-lo e melhorar a sua eficácia. Em seguida, basta distribuí-lo, no comprimento dos fios, tomando cuidado para não aproximá-lo da raiz. Se achar necessário, pode-se reaplicar o leave in (depende do tamanho dos cabelos e de sua quantidade). O importante é que isso seja feito antes de pentear os fios, pois o produto irá ajudar a desembaraçá-los, evitando que se quebrem.

É essencial usar o leave in, antes de penteá-lo (Foto: Divulgação)

Estas dicas para usar corretamente o creme sem enxágue irão fazer com que o produto seja, realmente, aproveitado, além de evitar que os cabelos fiquem pesados e oleosos, devido à quantidade excessiva, que muitos costumam usar.

Leia mais sobre cuidados com os cabelos: Protetor térmico para cabelos: benefícios, como usar

Você está cuidando direito dos seus cabelos? Leia: Dicas de Cuidados com o Cabelo – Atitudes que Deixam os Cabelos Danificados

Leia Também:  Maquiagem para diferentes partes do corpo

Top