Brócolis ajuda organismo a se livrar de poluentes

Brócolis ajuda organismo a se livrar de poluentes, é o que afirmam pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que participaram de um…

Brócolis ajuda organismo a se livrar de poluentes, é o que afirmam pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que participaram de um estudo envolvendo cerca de 300 pessoas, realizado na China.

Brócolis ajuda organismo a se livrar de poluentes (Foto: Divulgação)

De acordo com esse estudo, publicado recentemente na revista “Cancer Prevention Research”, há algo no brócolis que ajuda a eliminar, de maneira bastante rápida e eficiente, poluentes atmosféricos presentes no organismo.

A pesquisa foi feita com moradores de uma região chinesa onde há níveis altíssimos de poluição do ar. Durante 12 semanas, uma parcela do grupo de participantes do estudo ingeriu uma bebida à base do broto de brócolis (meia xícara por dia), enquanto outra parte ingeriu um placebo.

Tratamento de câncer de mama sem cair cabelo

Novo Guia Alimentar do Ministério da Saúde

Brócolis ajuda organismo a se livrar de poluentes

Participantes de um estudo ingeriram suco de brócolis e eliminaram uma maior quantidade de poluentes do corpo (Foto: Divulgação)

Conforme os dados divulgados pelos pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, as pessoas que ingeriram esse “suco de brócolis”, rico em glucorafanina e sulforafano, expulsaram do corpo vários poluentes químicos nocivos à saúde.

Entre eles, os destaques foram para o benzeno, que pode causar câncer, cuja quantidade eliminada do corpo cresceu 61% nas pessoas que ingeriram a bebida, e a acroleína, que causa males ao pulmão, cuja eliminação cresceu em 21% nos participantes que tomaram o suco feito à base de broto de brócolis.

O estudo envolveu a participação de quase 300 pessoas que moram em uma região chinesa bastante poluída (Foto: Divulgação)

Ainda segundo os responsáveis pelo estudo, a ingestão do vegetal em sua forma natural, mesmo que não seja através do suco, também poderia proporcionar o mesmo benefício, algo que ainda precisa ser comprovado. O que eles também não sabem é qual a quantidade exata de brócolis precisa ser ingerida para se obter esses efeitos (especula-se que seja em torno de 150 gramas).

Leia Também:  Velas Para Decoração De Festas

Outros benefícios do brócolis

O brócolis traz vários outros benefícios para a saúde (Foto: Divulgação)

Os benefícios do brócolis vão muito além da possibilidade de eliminar substâncias tóxicas do corpo. Conhecido como um dos vegetais mais nutritivos, ele é rico em vitamina C, fibras alimentares, beta-caroteno, proteínas, magnésio, cálcio, ferro e zinco, podendo ser consumido cru (em saladas), cozido ou no vapor.

Entre os benefícios para a saúde, proporcionados pelo vegetal, vale destacar:

– Reduz a pressão arterial.

– Reduz o nível de colesterol.

– Previne o envelhecimento da pele e o aparecimento de rugas.

– Facilita a digestão.

– Previne algumas doenças relacionadas à visão.

– O já citado combate ao câncer.

Top