sábado, 4 de fevereiro de 2023 - 04/02/2023 22:05:28
MundodasTribos

O jardim de inverno é um novo ambiente residencial que está fazendo sucesso entre as famílias brasileiras. O espaço representa uma ótima solução para receber os amigos e também serve para desfrutar de bons momentos de descanso, graças ao contato com a natureza.

O jardim é o espaço ideal para descansar e receber os amigos. (Foto:Divulgação)

O que este artigo aborda:

Jardim de inverno: um pouco de aconchego e natureza

Diferente da varanda, que costuma ser aberta, o jardim de inverno é fechado e representa uma ótima opção de ambiente parar curtir as plantas nos dias frios. O fechamento deste cômodo pode ser feito com portas de vidro ou outro tipo de cobertura com o mesmo material, pois assim preserva a vista para o exterior.

O jardim de inverno é um espaço moderno e aconchegante, que foi criado com a intenção de levar a natureza para dentro de casa. Para aumentar a sensação de conforto no ambiente, vale a pena apostar em alguns móveis de acomodação, como poltronas, bancos, namoradeiras e espreguiçadeiras.

Saiba mais: Luminária para jardim de inverno

Passo a passo para montar o jardim de inverno

É importante que o jardim de inverno esteja localizado em uma área com boa incidência de luz natural. (Foto:Divulgação)

1. Local
Algumas casas já possuem ambientes especialmente criados para o jardim de inverno. Estas áreas costumam não ter teto para facilitar a entrada de luz natural e beneficiar as plantas. No entanto, é possível adaptar outros lugares da residência para ter um jardim de inverno agradável.

Um cômodo em desuso pode ganhar um teto de vidro e se transformar em um jardim de inverno. Também é possível trabalhar com claraboia, uma abertura que deixa o ambiente iluminado e arejado.

2. Plantas
As plantas representam o principal atrativo do jardim de inverno. Elas que deixam a atmosfera mais agradável e proporcionam bem-estar. No entanto, a escolha da vegetação deve ser feita com muito cuidado, considerando não só a beleza do paisagismo, mas sim a sobrevivência das plantas.

Existem espécies de plantas que são mais indicadas para jardim de inverno, como lança-de-são-jorge, bromélias de sombra, comigo-ninguém-pode, lírio da paz e antúrio. Ervas e temperos também podem ser cultivados neste espaço, como é o caso da salsa, da pimenta e da hortelã.

Fontes de água podem fazer parte da decoração. (Foto:Divulgação)

3. Decoração
Alguns recursos são capazes de deixar o jardim de inverno mais bonito e estiloso, como os vasos (concreto, vidro ou cerâmica), as fontes de pedra e até mesmo as lareiras ecológicas. Na hora de selecionar os elementos decorativos, é importante valorizar tudo o que é natural e procurar seguir a linha de um estilo, como o rústico ou contemporâneo.

No caso de um jardim de inverno pequeno, é possível aproveitar o espaço construindo um jardim vertical na parede.

Veja também: Jardim de Inverno Fotos

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Banheiras de hidromassagens de canto

Banheiras de hidromassagens de canto

Conheça os segredos da auraterapia

Conheça os segredos da auraterapia

Salada de grão de bico

Salada de grão de bico

Franquia Natura Cosméticos

Franquia Natura Cosméticos

Roupa para casamento: como escolher

Roupa para casamento: como escolher

Cores Fortes para o Inverno 2011

Cores Fortes para o Inverno 2011