Novo Guia Alimentar do Ministério da Saúde

Andre 08/11/2014 Bem Estar

Novo guia alimentar do Ministério da Saúde é lançado, tendo o objetivo de combater a obesidade e o avanço das doenças crônicas no Brasil, orientando a população sobre quais caminhos seguir para ter uma dieta mais equilibrada, saudável e ao mesmo tempo saborosa.

Novo Guia Alimentar do Ministério da Saúde (Foto: Divulgação)

Redigido a partir de uma linguagem mais simples, a nova edição do Guia Alimentar atualiza o manual lançado em 2006, que era mais técnico, e se dirige diretamente às famílias e também aos profissionais da saúde, agentes comunitários, educadores e outras pessoas que atuam na promoção da saúde.

Conforme o Ministério da Saúde, o guia também será importante para o combate à desnutrição, que está em declínio no território nacional, além de ajudar a prevenir enfermidades em ascensão, como obesidade, diabetes, infarto, câncer e AVC.

Benefícios de uma alimentação saudável

Como incentivar a criança a ter alimentação saudável

Novo guia alimentar do Ministério da Saúde

Além das dicas sobre o que comer, o guia também traz recomendações sobre o preparo dos alimentos (Foto: Divulgação)

A 2ª edição do Guia Alimentar Para a População Brasileira, como o manual também é conhecido, não só orienta o cidadão sobre qual tipo de alimento comer, como traz ainda informações a respeito do melhor modo de preparar as refeições e de como comer.

Entre as recomendações, há indicações para que seja dada preferência aos alimentos frescos (frutas, legumes, carnes) e minimamente processados (arroz, frutas secas, feijão), em detrimento aos alimentos ultraprocessados (salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, refrigerantes, etc).

Outro destaque do Guia Alimentar está nos conselhos sobre o ato de comer, como a importância da regularidade dos horários e o ambiente apropriado, evitando se alimentar enquanto trabalha, fala ao celular, está em frente ao PC ou à televisão, por exemplo.

Algumas dicas do novo Guia Alimentar Para a População Brasileira

Um dos objetivos do guia é combater a obesidade e doenças crônicas (Foto: Divulgação)

O guia de alimentação do Ministério da Saúde traz diversas dicas de alimentação saudável, como:

– Reduzir a quantidade de sal, açúcar, gordura e óleos na comida.

– Dar preferência à alimentação caseira.

– Evitar comer em redes de fast food e produtos prontos, que dispensam preparação culinária (congelados, molhos industrializados, etc).

– Quando se alimentar fora de casa, prefira os locais que preparam a comida na hora.

– Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias.

Onde encontrar o guia

A 2ª edição do Guia Alimentar para a População Brasileira está disponível gratuitamente em versão impressa e digital (Foto: Divulgação)

De acordo com o Ministério da Saúde, a versão impressa do documento, com 151 páginas, será distribuída em todas as unidades de saúde do Brasil e também nas escolas. Já a versão digital do Guia Alimentar está disponível gratuitamente no site do Ministério da Saúde.

Outros artigos

Fedex Rastreamento – Rastrear Encomendas

04/07/2010

Fedex Rastreamento – Rastrear Encomendas

Fedex Rastreamento - Rastrear Encomendas: Para quem não conhece o Fedex, daremos uma breve explicação, como se fosse os Correios no Brasil, a Fedex é uma empresa...

Escalda-pés: como fazer

12/07/2012

Escalda-pés: como fazer

[caption id="attachment_482911" align="alignnone" width="570" caption="Eles merecem atenção especial. (foto:Divulgação)"][/caption] Na água quente e perfumada, os p...