sábado, 13 de agosto de 2022 - 13/08/2022 16:16:38
MundodasTribos

O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo? – Essas dúvidas tomam conta da cabeça dos estudantes de todo o Brasil. O Programa Universidade para Todos representa uma ótima oportunidade para ingressar no ensino superior gratuito, mas é importante se enquadrar nos pré-requisitos para se tornar um bolsista.

O Que é e Como Funciona o ProUni Como Conseguir Bolsa de Estudo. (Foto: Divulgação)

Fazer um curso superior tem se tornado critério fundamental na vida de quem deseja ter sucesso profissional e se destacar no mercado de trabalho. A maioria dos jovens, no entanto, não consegue vencer a concorrência dos vestibulares de instituições públicas e nem pagar as mensalidades de instituições privadas. Pensando em ampliar as oportunidades educacionais dos brasileiros, o Ministério da Educação criou o Prouni.

Saiba mais: Inscrições Prouni 2015

O que este artigo aborda:

O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo

Leia os tópicos abaixo e saiba o que é e como funciona o ProUni/ como conseguir bolsa de estudo.

O que é o Prouni?

O Prouni foi instituído pelo Governo Federal em 2004, como uma forma de ampliar o acesso ao ensino superior em todo o país. Desde o início, o programa tem o propósito de distribuir bolsas de estudo em universidades privadas, oferecendo assim a possibilidade do estudante cursar a faculdade com custo zero.

O Prouni distribui bolsas de estudo para estudantes de baixa renda. (Foto: Divulgação)

Para se tornar um bolsista do Prouni, o estudante precisa se enquadrar nos pré-requisitos do programa, como ter renda per capita familiar de até três salários mínimos federais. Também é obrigatório que os candidatos tenham concluído o ensino médio na rede pública e tirado mais de 450 pontos na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Veja também: Conheça as novas regras para Fies e ProUni

Como funciona o Prouni?

O ProUni é um programa do Governo federal que oferece bolsas integrais e parciais a estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas. E as instituições que participam do programa tem isenção de alguns tributos.

Existem dois tipos de bolsa: parcial e integral. (Foto: Divulgação)

Existem dois tipos de bolsas de estudo Prouni: a integral e a parcial. No primeiro caso, o estudante ganha uma bolsa completa (100%), ou seja, ele não tem qualquer gasto com as mensalidades do seu curso. Já no segundo caso, o desconto oferecido é de 50%.

A bolsa integral do Prouni é uma exclusividade de quem tem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. No caso da bolsa parcial, a tolerância é de até três salários mínimos. Essa questão da renda precisa ser comprovada através de documentos no ato da matrícula.

Como conseguir bolsa de estudo Prouni?

A cada ano, o Prouni lança novas oportunidades. (Foto: Divulgação)

Para conseguir uma bolsa do Prouni é muito simples, basta ficar de olho no cronograma do programa através do siteprouni.mec.gov.br. No momento, a iniciativa está recebendo inscrições para as suas vagas remanescentes do primeiro semestre de 2015. Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de maio.

Leia mais: Processo seletivo de 2015 Prouni

Gostou da matéria O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo? Tem alguma dúvida a respeito da participação nesse programa? Deixe um comentário.

O conteúdo "O Que é e Como Funciona o ProUni/ Como Conseguir Bolsa de Estudo" foi feito por Redacao e distribuído por MundodasTribos na categoria Educação em . Conteúdo atualizado em .

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Senai Caçapava Cursos Gratuitos

Senai Caçapava Cursos Gratuitos

Trainee produtora de ouro Kinross 2014

Trainee produtora de ouro Kinross 2014

Vagas para jovens aprendizes Whirlpool 2016

Vagas para jovens aprendizes Whirlpool 2016

Estágio BTG Pactual 2014: inscrições

Estágio BTG Pactual 2014: inscrições

Cursos gratuitos Senac Manaus 2013

Cursos gratuitos Senac Manaus 2013

Senac cursos Estética e Programação de Jogos 2016

Senac cursos Estética e Programação de Jogos 2016