Como fazer Citações do TCC

Fazer a citação de fonte no TCC não é uma coisa simples e gera uma dúvida imensa entre os estudantes. Bom, claro que nada é impossível e para fazer a citação é preciso seguir algumas regras importantes da ABNT, que inclusive também direciona outros pontos de formatação do trabalho. Além de entender como isso deve ser aplicado no material que vai te dar o diploma, ou não, é preciso saber a importância da citação nos trabalhos.

(Foto: Exame/Abril)

Siga as regras da ABNT para fazer as citações no TCC (Foto: Exame/Abril)

Aprenda como fazer a citação no TCC

Mais abaixo colocamos como você deve fazer a citação. É bem simples e você deve separar as frases que deseja. Existem três formas de inserir a citação, sendo a indireta, a de mais de 3 linhas e a direta com mais de três linhas.

(Foto: Exame/Abril)

Confira os tipos de citações de TCC (Foto: Exame/Abril)

A primeira, a indireta,  você reescreve e coloca o que entendeu da explicação do autor e no final cita o autor e o ano da obra. Por exemplo: (MACHADO DE ASSIS, 1849)

No segundo caso, a de três linhas e direta, você vai seguir a seguinte formatação. Você já começa citando o autor, inserindo inclusive a página do trecho, (MACHADO DE ASSIS, 1949, p. 48). Do contrário, você pode citar o autor ao longo do texto, apresentando ou finalizando com ele e colocando no final (1949, p.49).

Neste último caso, a frase direta com mais de 3 linhas, é preciso seguir uma regra mais dura: Depois de terminar o texto do seu trabalho, dê um enter duas vezes, o que chamamos de espaçamento. A partir daí, sem aspas, coloque toda a frase do autor com uma fonte menor que 12, dando um espaçamento entre as linhas de 1 centímetro e o recuo, do lado esquerdo, de 4 cm. Justifique o alinhamento e coloque a indicação da página de onde retirou o trecho, finalizando com (NOME DO AUTOR, ANO, P. 49-56).

(Foto: Exame/Abril)

Quem tiver dúvidas sobre a ABNT e as citações de TCC deve buscar ajuda com o docente (Foto: Exame/Abril)

Leia mais: Dicas para montar o TCC, passo a passo para a estrutura

O fundamento da citação no TCC

A citação de outras fontes no material de conclusão de curso é fundamental para que você consiga defender aquilo que você acredita. Além de demonstrar que o estudante realmente fez seu papel, se preparou e pesquisou o tema que escreveu. Além disso, um bom trabalho que inclui referências conquista confiança, dá credibilidade e realmente  confirma o esforço de todo o grupo para encerrar a faculdade com chave de ouro.

(Foto: Exame/Abril)

Organização do trabalho impresso também conta no final da nota (Foto: Exame/Abril)

A importância da referência bibliográfica

Além da citação em si, a referência bibliográfica é fundamental e também deve seguir algumas regras básicas, consulte o site da ABNT para obter mais detalhes. A indicação do autor é fundamental, caso contrário, um trabalho com trechos de um livro pode ser considerado plágio, ou seja, crime. Para evitar, separe então os trechos que leu, número de página e autor. Esses detalhes fazem a diferença na hora de elaborar todo o trabalho para avaliação.

Leia mais: Como fazer uma conclusão de trabalho TCC

(Foto: Exame/Abril)

Confira outras regras para entregar o material do TCC (Foto: Exame/Abril)

Outros pontos da formatação ABNT

Além de organizar as fontes e as citações, existem outras exigências que a devem ser seguidas na hora de contruir e finalizar o trabalho de conclusão de curso. Portanto, fique atento e peça ajuda dos seus docentes para que consiga deixar o trabalho impecável, considerando ainda que muitas universidades dão a nota considerando o visual completo do trabalho, não só estético, mas também o cumprimento dessas normas de trabalho.

Reply