Benefícios da Seriguela para saúde

Benefícios da Seriguela para saúde

Conheça os benefícios da seriguela para saúde. A frutinha, que tem se tornado cada vez mais popular nos pomares brasileiros, é uma parente próxima…

Por Isabella Moretti em 04/01/2016

Conheça os benefícios da seriguela para saúde. A frutinha, que tem se tornado cada vez mais popular nos pomares brasileiros, é uma parente próxima da manga e do caju. Ela contribui com uma vida saudável e ajuda a prevenir doenças por conta das suas propriedades nutricionais.

Benefícios da Seriguela para saúde. (Foto Ilustrativa)

Benefícios da Seriguela para saúde. (Foto Ilustrativa)

A seriguela é uma árvore de porte médio muito comum na América do Sul e na América Central. Em seus ramos desabrocham flores que se transformam em frutos avermelhados, amarelos ou verdes. Também conhecida pelo nome científico Spondias purpúrea, a seriguela oferece uma série de benefícios à saúde.

Leia mais: Como fazer polpa de frutas passo a passo

Benefícios da Seriguela para saúde

A árvore da Seriguela gera um fruto muito nutritivo, cuja coloração varia de acordo com a fase de maturação. A polpa da frutinha é envolvida por uma película fina e o caroço tem o tamanho parecido com o de uma azeitona.

No Brasil, a seriguela também é chamada de ameixa-da-espanha. A frutificação da planta se dá entre outubro e novembro, mas a colheita acontece entre os meses de dezembro e janeiro. A planta encontra clima e solo propício na região Nordeste, em São Paulo e no Paraná.

Você pode preparar sucos com a fruta. (Foto Ilustrativa)

Você pode preparar sucos com a fruta. (Foto Ilustrativa)

A seriguela não é uma fruta com grande popularidade no Brasil, mas aos poucos tem despertado o interesse das pessoas por causa da sua variedade de nutrientes. Ela é rica em vitamina A, vitamina C, vitamina B, cálcio, fósforo e ferro.

Saiba mais: Goiaba benefícios para saúde

Confira a seguir os principais benefícios da seriguela para saúde:

Previne tumores

A fruta é uma poderosa fonte de antioxidantes, portanto, se encarrega de combater os radicais livres que insistem em fazer mal ao organismo. Essa ação também ajuda a prevenir o aparecimento de câncer e fortalece o sistema imunológico.

Melhora o funcionamento do intestino

Assim como outras frutas, a seriguela é rica em fibras, por isso melhora o funcionamento do intestino. Ao inclui-la no cardápio, fica mais fácil combater a prisão de ventre. A generosa quantidade de fibras também ajuda a reduzir a taxa de colesterol.

Fornece energia

A frutinha fornece energia para praticar esporte. (Foto Ilustrativa)

A frutinha fornece energia para praticar esporte. (Foto Ilustrativa)

As pessoas que possuem o hábito de praticar exercícios físicos devem incluir a seriguela na dieta. A fruta com sabor adocicado é rica em carboidratos, por isso fornece energia para o corpo e garante disposição na hora de treinar.

Veja também: Frutas que ajudam na cicatrização

Os benefícios da seriguela para saúde não param por aí. Ela também é indicada para aliviar diarreia, espasmos, febre, gases, inflamações e anemias. Muitas pessoas também utilizam a planta para fazer a limpeza de feridas e queimaduras. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top