Benefícios da Graviola

Conheça os benefícios da graviola e acrescente-a na sua alimentação. Essa fruta, quando consumida corretamente, ajuda a manter o corpo mais saudável, melhora o…

Conheça os benefícios da graviola e acrescente-a na sua alimentação. Essa fruta, quando consumida corretamente, ajuda a manter o corpo mais saudável, melhora o funcionamento do organismo e previne uma série de doenças.

Benefícios da Graviola. (Foto Ilustrativa)

Benefícios da Graviola. (Foto Ilustrativa)

A graviola é originária das Antilhas. Sua aparência é bem característica, afinal, conta com uma casca verde-pálida repleta de espinhas. A polpa branca tem sabor agridoce e muitas propriedades nutricionais.

Leia mais: As frutas mais exóticas do mundo

Benefícios da Graviola

A graviola faz bem para a saúde porque reúne vários nutrientes na sua composição, incluindo fibras, carboidratos, vitaminas (B1, B2 e B6), cálcio, magnésio, potássio e manganês. Ela deve ser consumida moderadamente para não prejudicar o organismo. A porção recomendada é de ½ unidade média.

Veja a seguir os principais benefícios da graviola:

Controla a pressão arterial

O consumo de graviola ajuda a manter a pressão arterial controlada, por isso a fruta é altamente recomendada para pessoas hipertensas. Esse benefício é possível graças a propriedade vasodilatadora, que relaxa os músculos e desacelera o ritmo do coração.

Ajuda a emagrecer

Essa fruta é aliada do emagrecimento. (Foto Ilustrativa)

Essa fruta é aliada do emagrecimento. (Foto Ilustrativa)

A graviola emagrece porque é rica em fibras e contribui com a sensação de saciedade, ou seja, reduz a fome. A fruta também pode ser considerada aliada da dieta porque tem poucas calorias.

Previne câncer

Algumas pesquisas científicas já demonstraram que a graviola protege o corpo contra diferentes tipos de câncer. Isso acontece porque a fruta tem propriedade antimutagênica, que impede o desenvolvimento de células cancerígenas.

Saiba mais: Saiba mais sobre os benefícios do abacate para a saúde

Controla diabetes

Os diabéticos devem adquirir o hábito de consumir graviola, afinal, a fruta é rica em fibras e evita o acúmulo de açúcar na corrente sanguínea. No entanto, os médicos recomendam não exagerar na quantidade.

A Graviola mantém a diabetes controlada. (Foto Ilustrativa)

A Graviola mantém o diabetes controlado. (Foto Ilustrativa)

Além dos benefícios apresentados acima, a graviola também ajuda a tratar doenças do estômago, reduz insônia, alivia dores reumáticas, melhora a digestão, favorece o tratamento de acnes, combate o inchaço e tem ação vermífuga. O ideal é comer a fruta in natura, mas ela também pode ser ingerida na forma de sucos, chás, sorvetes, doces, geleias e cápsulas.

Continuar Lendo  Maquiagens para o Reveillon

Como se trata de uma fruta com alta acidez, a graviola não é recomendada para pessoas com afta, ferimentos na boca ou caxumba. As gestantes também devem evitar o consumo devido ao risco de aborto.

Veja também: Propriedades Medicinais do fruto noni

Agora você já conhece os benefícios da graviola. Inclua essa fruta no cardápio e previna uma série de doenças. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top