Propriedades Medicinais do fruto noni

O noni é um alimento muito misterioso que promete muitos benefícios para nossa saúde através do seu suco. É tudo uma questão de tempo…

O noni é um alimento muito misterioso que promete muitos benefícios para nossa saúde através do seu suco. É tudo uma questão de tempo para que as pessoas comecem a ouvir falar sobre ele e descubram que não se trata de algo de outro mundo. Saiba mais sobre o assunto e conheça as propriedades medicinais do fruto do noni.

O chá de noni é uma das formas mais consumidas. (Foto: divulgação)

Fruto do Noni

O nome científico do fruto do noni é Morinda Citrifolia e se origina dos mares do Sul. Esse alimento tem causado muita curiosidade, sendo uma fruta verdinha, semelhante a fruta do conde e que não é encontrada para compra nos supermercados e feiras.

A fruta só está disponível em forma de suco engarrafado ou chá, apesar de estar sendo produzida na Amazônia peruana e provavelmente em breve seja encontrado no Brasil. Até mesmo nos Estados Unidos, o noni é vendido em forma de cápsulas, chás e sucos industrializados.

Ao contrário das frutas que são melhores consumidas quando frescas e com casca, o noni não é muito agradável ao paladar em sua forma natural. O seu gosto e cheiro são muito ruins e nenhum pouco convidativo. Já o suco é preparado juntamente como outros sucos de uva, cranberry e outros.

O fruto do noni possui muitas propriedades nutricionais. (Foto: divulgação)

Veja também suco do noni para emagrecer 

Propriedades medicinais do noni

  • Rica em ômega 6 e óxido nítrico que atuam na dilatação dos vasos, melhorando a oxigenação e consequentemente a memória;
  • Segundo especialistas, a fruta contém betacaroteno, um excelente precursor da vitamina A e acubina que agrega as propriedades antibióticas;
  • É rica em vitamina C que atua no combate de gripes, resfriados e outros problemas respiratórios;
  • Contém escopoletina, uma substância antibacteriana, antifúngica e anti-inflamatória, que ajuda na dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que ocorra a diminuição da pressão arterial.
Leia Também:  As vantagens de decorar ambientes com cores neutras

A polêmica do consumo do noni

Apesar de ser difícil de ser encontrada in natura, a maior dificuldade encontrada em relação ao noni tem a ver com as supostas propriedades terapêuticas. O consumo do mesmo no Brasil ainda é muito recente, sendo mais popular nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Segundo pesquisas de 2003, uma garrada de suco era vendida a cada dois segundos em todo o mundo, sem contar das cápsulas e chás. Entretanto não existem comprovações científicas de que noni realmente possa curar ou prevenir males.

O noni é ainda pouco conhecido. (Foto: divulgação)

Veja também suco de romã ajuda a emagrecer 

O noni é uma fruta muito semelhante ao conde que é comercializada somente na forma de sucos, chás e cápsulas. Muito tem se falado sobre as propriedades terapêuticas do noni para a saúde. Aposte no consumo desse alimento pois é rico em vitaminas e outros nutrientes.

 

 

Top