Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Saúde> Benefícios da granola para saúde

Benefícios da granola para saúde

Por Andre

Emagrecer, prevenir câncer e dar mais energia para o dia a dia. Esses são alguns dos benefícios da granola para saúde, com os quais você pode contar se passar a consumir esse alimento com mais frequência.

Benefícios da granola para saúde (Foto: Pixabay)

O que é granola? Trata-se de um alimento composto por uma mistura de grãos e cereais torrados (geralmente flocos de aveia, trigo, arroz, centeio e flocos de milho), combinados com oleaginosas (nozes, amendoins, castanha do Pará, etc), sementes (linhaça, gergelim, chia) e frutas secas (uva passas, maçã, ameixa preta e damasco).

A granola pode ou não conter açúcares e glúten, e normalmente faz parte de um cardápio saudável seguido por quem está de dieta e quer perder peso, sendo uma grande fonte de fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino, controle do colesterol e da glicemia.

Benefícios da granola para saúde

A granola é uma boa pedida para acompanhar iogurtes e outros produtos (Foto: Pixabay)

Um dos principais benefícios da granola é melhorar o funcionamento intestinal, graças à grande quantidade de fibras que oferece, o que contribui para estimular o funcionamento adequado e a melhorar os sintomas da prisão de ventre.

Ela também dá muito mais energia e vitalidade, por ser ótima fonte das vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, trazendo ainda minerais como zinco, cromo, selênio e manganês. Essa combinação é ótima ainda para retardar o envelhecimento e combater os radicais livres.

Outra coisa que a granola faz é contribuir para aumentar a imunidade, protegendo o organismo de uma série de doenças, além de combater a anemia (tem uma quantidade significativa de ferro) e de prevenir câncer.

Granola emagrece

Quer perder peso? A granola pode te ajudar (Foto: Pixabay)

É verdade que comer granola ajuda a emagrecer? Sim, pois ela aumenta a sensação de saciedade, deixando a absorção de carboidratos mais lenta e inibindo a liberação de grelina, hormônio que faz com que o corpo sinta fome, ajudando a evitar os excessos na hora de comer.

Além disso, ela possui baixos teores de sódio e colesterol, substâncias que estão por trás da obesidade crônica.

Granola é bom para o coração

Granola com frutas é um prato excelente para quem está de dieta (Foto: Pixabay)

Ela reduz o colesterol ruim e promove a difusão do colesterol saudável, impedindo o desenvolvimento de placas nas veias e artérias, contribuindo para um melhor controle da pressão arterial e prevenindo doenças cardíacas.

Vale ressaltar que para aproveitar todos esses benefícios, você não deve exagerar no consumo de granola (a quantidade recomendada é de 2 a 3 colheres de sopa por dia) e precisa ter cuidado ao escolher o produto, pois algumas versões não são muito saudáveis.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Recomendado para você
Bem Estar

Ínguas: o que pode ser

Bem Estar

www.ultrafarma.com.br, Site da Ultrafarma

Saúde

Doenças que dão direito à aposentadoria

Saúde

Glutamina: O que é, como funciona?

Comentários