Bebidas açucaradas prejudicam a saúde

As bebidas açucaradas têm presença garantida na mesa de famílias brasileiras, que muitas vezes chegam a consumir esse tipo de produto diariamente. Apesar de…

As bebidas açucaradas têm presença garantida na mesa de famílias brasileiras, que muitas vezes chegam a consumir esse tipo de produto diariamente. Apesar de serem bastante saborosas, muita gente desconhece os efeitos nocivos que essas bebidas podem proporcionar. Fique por dentro do assunto e entenda como as bebidas açucaradas prejudicam a saúde.

Saiba se o refrigerante é capaz de prejudicar mesmo a saúde e ainda causar celulite.

As bebidas açucaradas podem representar um risco à saúde. (Foto: divulgação)

Os perigos das bebidas açucaradas

Uma das últimas pesquisas sobre o assunto foi realizada nos Estados Unidos e dirigida pela Escola de Saúde Pública de Harvard. O estudo acabou assustando muitos fãs de refrigerantes e outras bebidas artificiais açucaradas ao constatar que, no decorrer de 2010, 183 mil pessoas morreram ao redor do mundo por problemas relacionados ao uso desse tipo de produto.

Foram considerados inúmeros fatores, como por exemplo, a quantidade de bebida ingerida, de acordo com a idade e sexo do paciente. A partir do cruzamento de vários dados, foi possível determinar como essas “delícias perigosas” afetam a saúde. Foi possível perceber como uma dieta alimentar desregrada associada ao uso frequente de bebidas açucaradas afetou negativamente a obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até mesmo o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

De acordo com a pesquisa, o consumo constante desses produtos foi responsável diretamente por 44 mil mortes por doenças cardiovasculares, 133 mil mortes por diabetes e 6 mil mortes por câncer.

O consumo de refrigerantes é cada vez mais comum. (Foto: divulgação)

Consumo de bebidas açucaradas x saúde

A repercussão desse estudo foi tão grande que a Associação Americana de Bebidas acabou tendo que se pronunciar publicamente. O resultado foi uma série de críticas à pesquisa, chegando a alegar que não poderiam associar mortes com bebidas açucaradas uma vez que os resultados foram incapazes de provar que o consumo desse tipo de produto pode causar doenças crônicas, como o diabetes, câncer ou problemas cardiovasculares, os verdadeiros responsáveis pelas mortes de todos os indivíduos pesquisados.

Leia Também:  Máscara para reduzir poros abertos

Os estudiosos rebateram, afirmando que os 5 anos de levantamento de dados lhes permitiram chegar à conclusões bastante sólidas sobre o assunto. A intenção dos pesquisadores é chamar a atenção das autoridades, impulsionando-as a tomar medidas com o intuito de reduzir o consumo de bebidas açucaradas.

Entenda os perigos dos refrigerantes zero.

Bebidas artificiais açucaradas podem agravar problemas de saúde já existentes. (Foto: divulgação)

Refrigerantes, sucos artificiais e outras bebidas artificiais açucaradas são inegavelmente deliciosos, mas o consumo frequente de tais substâncias é capaz de, na melhor das hipóteses, agravar problemas de saúde já existem ou até mesmo causar doenças graves. Por isso a melhor saída é optar por uma dieta equilibrada e saudável, fazendo uso desse tipo de bebida com bastante moderação.

Top