Anticoncepcional na amamentação: pode ou não?

Logo após o nascimento do bebê, muitas mães possuem dúvidas sobre quando podem voltar a utilizar métodos contraceptivos. Atualmente, são diversas as opções de…

Logo após o nascimento do bebê, muitas mães possuem dúvidas sobre quando podem voltar a utilizar métodos contraceptivos. Atualmente, são diversas as opções de medicamentos e produtos que podem ser utilizados pelas puérperas, inclusive durante a amamentação. Saiba mais sobre o anticoncepcional na amamentação.

A amamentação é uma período que necessita de cuidados. (Foto: divulgação)

Amamentação X anticoncepcional

A amamentação é um momento que necessita de muita atenção e cuidado. Isso porque qualquer fator, seja ele emocional ou físico, tem influencia direta na produção de leite, podendo colocar em risco a nutrição do recém-nascido. Devido a esses cuidados, muitas mulheres tem dúvidas sobre o uso do anticoncepcional durante a amamentação. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre o assunto.

  • Anticoncepcional e o risco de engravidar – A mulher não tem risco de engravidar quando estiver amamentando e utilizando a pílula anticoncepcional. No entanto, ela deve fazer uso do medicamento sempre no mesmo horário para obter as vantagens.
  • Iniciando o uso do anticoncepcional – a mulher que está amamentando pode iniciar o uso do anticoncepcional em qualquer dia, independente da menstruação. Isso porque a menstruação pode ou não estar regular.
  • Cada mulher apresenta um tipo de ciclo menstrual – muitas mulheres tem duvidas em saber como o ciclo menstrual fica, durante a amamentação e o uso do anticoncepcional. No entanto, ela pode variar de pessoa a pessoa, podendo ser regular ou irregular.

    Antes de iniciar o uso do anticoncepcional, é importante buscar a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

  • O uso do contraceptivo pode ocorrer mesmo durante a amamentação – diferente do que muitas mulheres pensam, o uso do anticoncepcional está indicado para as mulheres que estão amamentando. Além disso, ele não altera a produção do leite.
  • O uso da pílula do dia seguinte está contraindicado para a mulher que amamenta – devido a grande quantidade de hormônios presentes nesse medicamento, a produção de leite pode ser afetada, prejudicando a nutrição do bebê.
  • Existe um anticoncepcional que está indicado para as mulheres que amamentam – as mulheres que amamentam devem utilizar um tipo de pílula  anticoncepcional específica. Ou seja, esse deve conter apenas o hormônio progesterona, pois não afeta a produção do leite materno.
  • Com a diminuição das mamadas, a mulher pode retornar ao uso da pílula anticoncepcionalque estava acostumada a usar – com o passar do tempo, a mulher pode retornar ao uso do anticoncepcional rotineiro, isso porque o bebê já está abandonando a amamentação, passando a substituí-lo por outras formas de alimento. Isso costuma ocorrer a partir dos seis meses de vida.

    Saiba qal o anticoncepcional ideal para quem está amamentando. (Foto: divulgação)

Muitas mulheres que amamentam possuem dúvidas sobre qual o anticoncepcional ideal para utilizar nesse período. O medicamento indicado para essa função é o que possui apenas o hormônio progesterona em sua composição. No entanto, antes de iniciar o uso do remédio, é importante buscar a orientação de um especialista.

Leia Também:  Maquiagem dramática: o que é

Top