Dicas para preparar pratos saudáveis e gostosos

Dicas para preparar pratos saudáveis e gostosos

O segredo de uma receita gostosa é o sabor, muitas vezes para conseguir agradar ao paladar das crianças e adolescentes temos que utilizar temperos…

Por Editorial MDT em 05/07/2013

O segredo de uma receita gostosa é o sabor, muitas vezes para conseguir agradar ao paladar das crianças e adolescentes temos que utilizar temperos especiais e muita dedicação. Afinal as crianças e adolescentes adoram doces e também muitos tipos de fast food. Competir com tudo isso e tornar o cardápio diário saudável se torna um grande desafio. Algumas dicas para preparar pratos saudáveis e gostosos ao mesmo tempo podem ajudar nessa tarefa. Pode dar um pouquinho mais de trabalho, mas no final você verá que o esforço é compensatório, pois além de estar ingerindo alimentos saudáveis também verá a diferença na balança.

Quanto mais colorido o prato, mais saudável ele será. (Foto: Divulgação)

Escolhendo os ingredientes para pratos saudáveis e gostosos

O primeiro passo para tornar um prato saboroso e saudável é saber como escolher os ingredientes para inserir no mesmo, logo alimentos frescos são sempre a melhor opção, principalmente se estamos falando em legumes. Ao visitar a feira tome cuidado sobre a procedência e também verifique muito bem a aparência dos legumes e frutas. Estamos falando sobre esse tipo de alimento, pois eles garantem pratos coloridos que irão agradar aos olhos de todos os tornando mais apetitosos.

Os temperos são um diferencial na elaboração de pratos saudáveis. (Foto: Divulgação)

Depois disso, escolha temperos, você já deve ter ouvido falar que o sal em grandes quantidades se torna um veneno para o nosso organismo, não é mesmo? Porém, comida sem gosto não tem graça, por isso, os temperinhos podem ser uma ótima saída para deixar os alimentos saudáveis e gostosos ao mesmo tempo. A carne vermelha por exemplo pode ser deixada em uma mistura de tomilho, alho e cebola por alguns minutos antes de ser preparada para que fique ainda mais apetitosa. Os temperos verdes também são ótimas opções para incrementar qualquer prato, no caso do louro fica ótimo no feijão, o manjericão dá um toque diferenciado às massas.

Dicas para preparar sobremesas saudáveis e gostosas

Já quando o assunto são sobremesas, a dificuldade de fugir das calorias é bem maior. O leite desnatado pode ser uma boa alternativa, além disso várias opções de receitas com frutas. A gelatina pode ficar ótima se incrementada com morangos e iogurte light. A canela também é um ingrediente que não pode faltar nas receitas de doces saudáveis. Para os musses use leite condensado light e também creme de leite light. Prefira as frutas aos bolos e biscoitos, elas ajudarão a saciar a vontade de comer doces.

A escolha das sobremesas é também muito importante para uma alimentação saudável. (Foto: Divulgação)

Lembre-se sempre que uma rotina saudável inicia com a troca de alguns alimentos que você tem certeza que são calóricos por outros naturais que irão lhe garantir saúde à longo prazo.

Top