Contraceptivo ideal após a gravidez

Logo após o nascimento do bebê, muitas mães possuem dúvidas sobre qual o melhor anticoncepcional para utilizar. É preciso ressaltar que durante os primeiros…

Logo após o nascimento do bebê, muitas mães possuem dúvidas sobre qual o melhor anticoncepcional para utilizar. É preciso ressaltar que durante os primeiros quarenta dias, não há necessidade de usar métodos contraceptivos. O ideal é que a mulher aguarde a fase do resguardo, quando as funções hormonais voltem ao normal, para iniciar o uso do anticoncepcional. Saiba qual o contraceptivo ideal após a gravidez.

Saiba qual é o método contraceptivo indicado após a gravidez. (Foto: divulgação)

Métodos contraceptivos X amamentação

Muitas mulheres possuem dúvidas sobre qual o método contraceptivo ideal para usar após a gravidez. Como foi mencionado anteriormente, durante os primeiros dias, a mulher não precisa utilizar nenhum método contraceptivo. No entanto, passado o período de resguardo, é importante que ela busque a orientação de um especialista, que vai indicar o anticoncepcional ideal para o período de amamentação. Isso é importante pois, dependendo do tipo de anticoncepcional, o medicamento pode afetar a amamentação, trazendo grande prejuízo ao desenvolvimento do bebê.

Contraceptivos que podem ser utilizados na gravidez

Um dos métodos mais conhecidos entre as mulheres são os preservativos. As camisinhas masculinas são muito procuradas pelos casais, devido a sua facilidade de uso e também o custo reduzido. Elas podem ser utilizadas em conjunto com um gel lubrificante à base de água, o que facilita a penetração nas primeiras semanas após o parto. Outra opção, é o uso do preservativo feminino. A camisinha feminina é composta por dois anéis, um em cada extremidade, com um tubo de poliuretano entre eles. Um anel é flexível e deve ser introduzido na vagina da mulher e o outro permanece para o lado de fora.

A gestação é uma fase que necessita de cuidados. (Foto: divulgação)

Além dos contraceptivos anteriormente citados, existem outros três que também podem ser uma opção para as mulheres. Conheça anticoncepcionais para usar após o parto.

  • Pílula anticoncepcional à base de progesterona – a mulher deve começar a tomar esse medicamento em torno de seis semanas após o parto, período em que a produção de leite já está bem estabelecida. Por não possuir combinação de hormônios, essa pílula não interfere na amamentação.
  • Diafragma – esse dispositivo é uma espécie de tampa que se coloca no colo do útero antes da relação sexual. Para obter esse método contraceptivo, a mulher deve buscar a orientação de um especialista, pois é necessário conhecer o tamanho exato do colo do útero.  A vantagem do produto é que ele pode ser lavado e reutilizado.
  • DIU– como o próprio nome já diz, é um dispositivo intrauterino que possui a forma de T. Ele deve ser inserido pela vagina, atingindo o útero. Dessa forma, impede a passagem dos espermatozoides até as tubas uterinas, local onde ocorre a fecundação.

    Após a gravidez, é ideal buscar a orientação de um especialista para escolher o melhor método contraceptivo. (Foto: divulgação)

São diversos os métodos contraceptivos que podem ser utilizados pelas mulheres que acabaram de ser mães. Para escolher o melhor anticoncepcional, é muito importante que a mulher busque a orientação de um especialista. Isso porque cada indicação é individualizada.

Leia Também:  Pílula do dia seguinte

Top