Ambiente sem janela: o que fazer

A janela é um elemento muito importante na hora de construir uma casa, afinal, ela assegura a circulação de ar e a entrada de…

A janela é um elemento muito importante na hora de construir uma casa, afinal, ela assegura a circulação de ar e a entrada de luz. No entanto, nem todos os ambientes são planejados com uma janela, por isso é necessário improvisar para que o espaço se torne agradável.

A iluminação zenital é uma solução para o ambiente sem janela. (Foto:Divulgação)

Quando o ambiente não tem janela

Quando um espaço não tem janelas, seja ele comercial ou residencial, existem duas soluções: ou se faz uma reforma para alterar a estrutura e abrir uma janela ou se recorre aos equipamentos apropriados para tornar o ambiente fechado mais agradável.

O ambiente totalmente fechado, ou seja, que só possui a porta como abertura, requer muita atenção na hora de decorar, caso contrário as pessoas que convivem na área não vão se sentir bem. A ausência de janelas transforma o ambiente em um lugar escuro e abafado, fatores que impedem o conforto.

Saiba mais: Clarabóia: saiba como usar, dicas

Como refrescar e iluminar um ambiente sem janela?

Se o proprietário estiver disposto a interferir na edificação do ambiente, ele pode optar pelo duto de ar e luz. Este sistema permite fazer uma abertura no teto para favorecer a iluminação zenital, ou seja, aquela que vem de cima e não das laterais do espaço.

O ar-condicionado é uma boa opção para refrescar o espaço sem janela. (Foto:Divulgação)

Muitos elementos zenitais podem ser encontrados a venda no mercado e são capazes de transformar o projeto. Além de garantir luz natural durante o dia, o sistema também assegura a circulação do ar. Os tijolos de vidro com ventilação também representam uma boa opção de material para a obra.

Quando o ambiente não permite mudanças radicais na sua estrutura, outras medidas precisam ser tomadas. Neste caso, vale a pena arriscar abrir pequenas passagens de ar no alto da parede que dão acesso ao exterior ou a um cômodo com janela.

Leia Também:  Roubando o Look - Cláudia Raia

Se não houver qualquer possibilidade do ambiente fechado estabelecer contato com o exterior, é necessário buscar uma solução na tecnologia. Instalar um ar-condicionado ou um sistema de ventilação mecânica é uma forma de fazer o ar circular. Como a estrutura não permite a entrada de luz natural, então vale a pena caprichar no projeto de iluminação artificial, com lâmpadas fortes e claras.

Um ambiente todo branco melhora a iluminação. (Foto:Divulgação)

A decoração também favorece o bem-estar do ambiente sem janelas. É recomendado dar preferência às cores claras e neutras, como é o caso do branco, pois amplia a iluminação. Também é importante não sobrecarregar o espaço com móveis e objetos, pois isso intensifica a atmosfera “claustrofóbica”. Ao invés de usar uma porta de madeira ou alumínio, o morador deve preferir uma de vidro para aproveitar um pouco da luz externa.

Veja também: Dicas para ventilar um ambiente sem janelas

Top