Clarabóia: saiba como usar, dicas

Clarabóia: saiba como usar, dicas

Em busca de meios para melhorar a iluminação dentro de casa? Então invista na clarabóia. Vários projetos modernos estão incorporando este elemento, capaz de…

Por Isabella Moretti em 24/05/2012

A clarabóia ilumina a área social da casa.

Em busca de meios para melhorar a iluminação dentro de casa? Então invista na clarabóia. Vários projetos modernos estão incorporando este elemento, capaz de melhorar a incidência de claridade natural nos cômodos residenciais.

Contemporânea e ousada, a clarabóia é uma abertura estratégica no teto, que recebe acabamento de vidro, policarbonato ou acrílico. Além de tornar a casa mais iluminada durante o dia, a clarabóia também facilita a ventilação dos ambientes internos, tornando-os mais arejados durante a temporada de calor.

O fechamento com vidro é uma das melhores maneiras de aproveitar o efeito da clarabóia, afinal, a superfície caracterizada pela transparência permite aproveitar a luz e deixar as áreas mais claras. O projeto não precisa se limitar a um mesmo formato de clarabóia, muito pelo contrário, pode aproveitar as novidades que surgem no mercado de decoração para inovar o visual da casa.

Existem várias vantagens em se usar clarabóia em casa, como por exemplo, a economia de energia. Como durante o dia a abertura na laje permite a entrada de luz, não é preciso deixar a lâmpada acesa. A ideia também é viável para iluminar as áreas que não possuem janelas.

Você também vai gostar de ler: Vidros para decoração

Dicas para usar clarabóia

A clarabóia favorece a ventilação e a entrada de luz.

Versátil e surpreendente, a clarabóia pode ser incluída na decoração de todos os cômodos da casa, como banheiro, quarto, sala, cozinha, jardim de inverno e corredor. Em qualquer área que existir a abertura no teto, haverá mais visibilidade e limpeza estética.

A clarabóia pode ganhar espaço, sobretudo, numa decoração clean. Ela realça as principais características do estilo, contribuindo com os ambientes bem iluminados, claros e arejados.

O vidro usado para fazer o acabamento do teto deve ser resistente e duradouro, ou seja, capaz de filtrar os raios solares e não aquecer demais os ambientes da casa. Desta forma, os materiais mais usados para construir clarabóia são vidros temperados, jateados, laminados e leitosos.

A abertura no teto favorece a estética do estilo clean.

Caso a intenção seja ter clarabóias em casa desde o início, então é importante desenvolver o projeto e construir a casa considerando a abertura no teto. No entanto, se a clarabóia consiste em uma das mudanças da reforma, é necessário tomar mais cuidado para não abalar a parte estrutural da construção, devido à necessidade de quebrar a laje.

Ao adotar clarabóias na construção, os ambientes se tornam mais bonitos e funcionais. Esta aposta valoriza aberturas pequenas, médias ou grandes, além de trabalhar com uma variedade de designers inspiradores.

A clarabóia deixou de ser uma abertura exclusiva das grandes edificações, por isso incorpore este elemento ao visual da sua casa.

Veja também: Dicas para decorar corredor

Top