Saiba como lidar com chefe mulher

Com a independência feminina, que foi sendo conquistada a partir da década de 60, a mulher passou de coadjuvante a protagonista no mercado de…

Com a independência feminina, que foi sendo conquistada a partir da década de 60, a mulher passou de coadjuvante a protagonista no mercado de trabalho, chegando a cargos de chefia em muitas empresas. Contudo, a sociedade ainda carrega resquícios machistas e, para muitos homens, ainda é difícil lidar com a situação de ter uma chefe mulher. E não é só com os homens que isso acontece. Para muitas mulheres que vêm de uma cultura antiga, também não é fácil obedecer uma mulher. Por isso, se você está nessa situação, saiba como lidar com chefe mulher.

Tanto pelo histórico social quanto pela própria personalidade, as mulheres tendem a ser chefes mais duronas, rígidas e compromissadas. Como ela tinha apenas o papel secundário no mercado de trabalho, hoje, quando ela chega a um cargo de chefia, precisa mostrar a todos que está lá por mérito seu e que, para tanto, tem competência suficiente para se manter onde está. Portanto, sempre elogie a sua chefe e obedeça-a quando ela te der algum trabalho, imediatamente, pois as mulheres não gostam de esperar.

Se você for responsável, sério e competente, certamente vai conquistar a sua chefe, no primeiro momento em que ela descobrir essas suas qualidades. Por isso, não dê motivos para que ela desconfie da sua índole.

Ao conversar com a sua chefe, olhe-a nos olhos, pois as mulheres precisam saber o que se passa na alma das pessoas, e os olhos são essa entrada. Por isso, um empregado tímido e fraco nunca fará sucesso com a chefe mulher. As mulheres também são mais sérias, portanto, evite piadas, principalmente as de mal gosto, porque você pode até correr o risco de ser demitido. Faça piadas saudáveis e leves, somente para deixar o clima mais leve.

Leia Também:  Cabelos no verão: como prevenir o ressecamento

Por outro lado, a mulher, por ter o instinto maternal, é mais carinhosa e compreensiva, mesmo nos piores momentos. A tendência de uma chefe, que vê os seus subordinados fazerem algo errado, é ouvir o que eles têm a dizer a respeito do ocorrido. No entanto, não espere que ela passe a mão na sua cabeça e diga que está tudo bem. Ela dificilmente será ignorante e gritará com você, mas, terá uma conversa madura e severa sobre o assunto.

As mulheres estão ocupando cada vez mais postos de chefia em pequenas, médias e grandes empresas, graças aos seus esforços e capacidades. No entanto, nem toda sociedade está preparada para encarar essa realidade, principalmente os homens. Por isso, é preciso saber lidar com uma chefe mulher, pois os tratamentos são bem diferentes dos de um chefe homem.

Top