Dicas para ventilar um ambiente sem janelas

 Muitas vezes acabamos fazendo uma reforma, reaproveitando cômodos e mudando a estrutura de uma casa e então nos deparamos com um ambiente sem janelas.…

 Muitas vezes acabamos fazendo uma reforma, reaproveitando cômodos e mudando a estrutura de uma casa e então nos deparamos com um ambiente sem janelas. Dependendo do ambiente, não há grandes problemas, mas quando falamos de um quarto ou sala, a situação se complica.

Apesar de o ventilador ajudar a fazer o ar circular, sem janelas, simplesmente não há ventilação, de modo que o ambiente se torna quente, abafado. Para resolver este problema chato, trouxemos algumas dicas de como ventilar um local sem janelas:

Ar-condicionado é uma opção rápida e barata.

 

Ar-condicionado

O ar-condicionado é uma das opções mais simples quando se fala em ventilar um cômodo, mas ele nem sempre é a mais barata. O bom do ar-condicionado é que ele possui um preço bem acessível, é instalado rapidamente e não precisa de quebra-quebra de paredes, e não causa sujeiras e pó.

O lado negativo do aparelho é que ele gasta bastante energia, e precisa de manutenção constante para não causar problemas respiratórios às pessoas, principalmente no frio. Já no verão, quando a temperatura no Brasil sobe bastante, ele se torna melhor invenção do mundo.

Veja também: Tranças em cabelo afro: passo a passo

Claraboia.

 

Claraboia

A claraboia é uma excelente opção para os ambientes sem ventilação, e além de ser eficaz ainda é lindo. A claraboia nada mais é que uma abertura no alto das edificações que permite a entrada de luz e a passagem de ventilação. Ela pode ser feita em diversos formatos, e em matérias como vidro ou domo de plástico semitransparente, uma excelente opção quando não se podem ter janelas.

O lado negativo da claraboia é que ela significa reforma, ou seja, quebra-quebra de paredes, instalações, pedreiros e tudo o que acompanha uma reforma. Apesar de ser algo mais demorado, o custo benefício vale a pena, pois assim o problema é totalmente resolvido.

Jardim de Inverno.

 

Leia Também:  Lojas Americanas Ar Condicionado

Jardim de Inverno

A construção de um jardim de inverno é uma excelente opção de decoração e de ventilação para ambientes. Muitas pessoas acreditam que os jardins de inverno servem apenas para deixar o ambiente mais bonito, mas a verdade é que além de tornarem o cômodo mais aconchegante, os jardins de inverno também ajudam na ventilação e na entrada de luz.

O ideal é construir um pequeno jardim de inverno e então instalar uma porta de vidro, de preferência de correr, desta forma, é possível controlar a temperatura, abrindo a porta em dias mais quentes e fechando-as nos dias frios. O lado negativo do jardim de inverno é que ele é um tipo de reforma, ou seja, exige a retirada de parede, pedreiros, e todo o restante, já o lado positivo é ter um ambiente mais fresco e agradável, com um lindo jardinzinho que também pode se transformar em um hobby, como a jardinagem.

Leia também: Cabelos cacheados: como cuidar no inverno

Top