Alimentos que podem viciar

Alguns alimentos podem se tornar um vício para algumas pessoas. Não se trata de comer o tempo todo, mas de dar preferência a alguns…

Alguns alimentos podem se tornar um vício para algumas pessoas. Não se trata de comer o tempo todo, mas de dar preferência a alguns alimentos a ponto de perder o controle sobre as quantidades ingeridas. Isso acontece, pois existem alguns alimentos que podem viciar, gerando um consumo compulsivo e incontrolável dos mesmos. Saiba mais sobre o assunto e veja quais os alimentos que podem viciar.

O café é um dos alimentos que causa sensação de bem-estar e pode viciar (Foto: divulgação).

Vício em alimentos

O ato de comer é um comportamento que envolve vários processos hormonais. Dessa forma, fica difícil comprovar que a vontade de comer algo seja um vício. Porém, existem pesquisas que comprovam que alguns alimentos podem causar dependência, alterando o funcionamento cerebral.

Não tem como negar que existe um fator psicológico e comportamental envolvido no vício de alguns alimentos. É o que acontece quando você chega em casa depois de um dia estressante de trabalho e tudo o que deseja é comer muito chocolate, doces ou frituras.

Os pesquisadores ainda não chegaram a um consenso sobre esses alimentos, mas o fato é que existem algumas substâncias que podem causar dependência. Porém, na maioria dos casos trata-se de dependência psicológica. A cafeína, por exemplo, tem ação ligada ao sistema nervoso central como estimulante, deixando a pessoa mais disposta. Já o chocolate e o açúcar atuam diretamente sobre o sistema responsável pelas emoções, causando sensação de prazer e bem-estar.

O chocolate é um alimento que aumenta a produção de serotonina e causa sensação de prazer e bem-estar (Foto: divulgação).

Veja também os benefícios do chocolate para a saúde

Alimentos que podem viciar

1. Café: o café possui uma substância chamada cafeína que atua diretamente no sistema nervoso central. Essa atuação da cafeína faz com que o indivíduo tenha mais disposição, melhore a concentração e a capacidade de raciocínio. Os indivíduos que consomem essa bebida com muita frequência, quando deixam de ingeri-la podem sofrer os sintomas da abstinência, tendo dores de cabeça, tremedeiras, tontura, ansiedade e fraqueza.

Continuar Lendo  Erros mais frequentes ao escolher produtos para pele

2. Chocolate: esse delicioso alimento contém uma substância chamada teobromina que estimula a produção de serotonina. Essa última é responsável por proporcionar sensação de prazer e bem-estar. Existem alguns estudos que dizem que a mesma região do cérebro em que o consumo de chocolate atua é a afetada em um usuário de cocaína.

3. Açúcar: o açúcar é um grande responsável pela sensação de bem-estar e prazer, pois também está associado a produção de serotonina. Segundo especialistas, o açúcar é quase um antidepressivo, sendo consumido como forma de aliviar nossas angústias e preocupações. Dessa forma, o vício em açúcar está ligado a sensação de prazer e bem-estar que o mesmo proporciona.

O açúcar está entre os alimentos que viciam (Foto: divulgação).

Leia também sobre o chocolate e seus mitos 

Os alimentos como café, chocolate e açúcar podem viciar, pois possuem substâncias que causam sensação de prazer e bem-estar diário. Porém, quando consumidos em excesso podem acarretar outros problemas de saúde aos indivíduos. Dessa forma, o mais indicado é controlar o consumo desses alimentos, usando-os apenas como aliados da saúde e do bem-estar.

 

 

Top