Período menstrual irregular o que fazer

Período menstrual irregular o que fazer

Saiba tudo sobre o período menstrual irregular, o que fazer e quais cuidados precisam ser tomados para garantir a saúde. Nem toda mulher tem…

Por Isabella Moretti em 03/12/2014

Saiba tudo sobre o período menstrual irregular, o que fazer e quais cuidados precisam ser tomados para garantir a saúde. Nem toda mulher tem uma menstruação regulada, o que acaba gerando preocupações e medos com relação à fertilidade.

Período menstrual irregular o que fazer. (Foto: Divulgação)

A menstruação irregular é aquela que foge da normalidade, ou seja, não respeita um período de 21 a 35 dias. A mulher vivencia o seu ciclo menstrual em datas divergentes e pode ficar meses sem menstruar.

O ciclo menstrual começa na adolescência, por volta dos 12 anos. A partir da primeira menstruação, o corpo da mulher já tem condições de conceber uma gestação. Todo mês, o tecido que envolve o útero sofre uma descamação quando o óvulo não é fertilizado. Esses resíduos são eliminados através do sangramento menstrual. Cada mulher elimina um volume de 80 ml de sangue por ciclo, fracionado no período de 3 a 7 dias.

Leia mais: Como regular ciclo menstrual: dicas

Período menstrual irregular o que fazer

Muitas mulheres querem saber mais sobre o período menstrual irregular, o que fazer e quais cuidados precisam ser tomados. Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto, é fundamental marcar uma consulta no ginecologista e fazer alguns exames.

Se o seu ciclo está irregular, converse com o ginecologista. (Foto: Divulgação)

A avaliação do ginecologista vai conseguir mostrar se existe algum problema de saúde que está interferindo no ciclo menstrual, como é o caso da síndrome dos ovários policísticos e do mioma. Os exames podem apontar, ainda, que não há nada de errado com o organismo e que a irregularidade é apenas uma característica do ciclo.

Existem alguns tratamentos para a menstruação irregular, mas tudo depende do que está causando esse sintoma. Alguns médicos costumam alterar o anticoncepcional, receitar terapia hormonal e recomendar mudanças no estilo de vida. Nos casos mais sérios, só a cirurgia pode resolver o problema.

Causas da menstruação irregular

Problemas hormonais podem resultar no período menstrual irregular. (Foto: Divulgação)

Na adolescência, é normal o ciclo menstrual sofrer com irregularidades, já que o corpo ainda está se acostumando com essa nova realidade. Contudo, a tendência é a menstruação se normalizar com o tempo. Se o ciclo continua irregular, então a mulher deve investigar os motivos.

As principais causas da menstruação irregular são: alterações hormonais por causa do anticoncepcional, síndrome do ovário policístico, estresse, cansaço, alterações de peso, má alimentação, excesso de atividade física.

Período fértil na menstruação irregular

O período menstrual irregular pode dificultar a fertilidade. (Foto: Divulgação)

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelas mulheres que possuem ciclo menstrual irregular é calcular o período fértil. Como não dá para usar o método da tabelinha, é recomendado comprar um teste de ovulação na farmácia e utilizá-lo.

Agora que você já sabe os motivos do período menstrual irregular, o que fazer e como lidar com a situação, procure um ginecologista.

Top