Chocolate e seus Mitos

O Chocolate e seus Mitos é sempre alvo de debates longos e muita gente sai com dúvidas. Por isso, hoje resolvemos falar sobre esse alimento…

Chocolate e seus Mitos é sempre alvo de debates longos e muita gente sai com dúvidas. Por isso, hoje resolvemos falar sobre esse alimento tão importante e alvo de sérias críticas por vários especialistas. Independentemente das discussões, é importante saber o que é fato ou mito em relação ao chocolate.

Chocolate e seus Mitos (Foto Ilustrativa)

Chocolate e seus Mitos

Por trás dessa maravilha que é o Chocolate e seus Mitoss, como por exemplo: que ele é responsável pelo aparecimento de espinhas, provoca alergia, que engorda, o que faz algumas pessoas se privarem dessa delícia. No entanto, nem tudo o que se fala sobre o chocolate de fato acontece. E vamos agora compartilhar informações importante sobre o alimento para desvendarmos muitas coisas que as pessoas falam do chocolate, mas não é verdade. Para isso, vamos começar com a pergunta que não quer calar e todo mundo acaba afirmando sem saber se é verdadeiro ou não em relação a guloseima.

Leia mais informações sobre: CURIOSIDADES: CHOCOLATE BRANCO NÃO É CHOCOLATE

Ele engorda?

O chocolate ele pode engordar se for consumido de forma exagerada, mas se for consumido de forma equilibrada e moderada ele poderá trazer benefícios à saúde. Apesar do alto índice de gordura, o chocolate também possui propriedades que auxiliam o funcionamento do organismo, principalmente com relação à circulação sanguínea. Tudo isso se deve as substancias antioxidantes.

Em excesso, tudo faz mal e isso inclui o chocolate, principalmente com altas doses de gorduras e acuçar que são colocado na industrialização (Foto Ilustrativa)

O chocolate é um alimento equilibrado dentro do ponto de vista nutricional. Ele tem carboidratos, gorduras e proteínas com valores aproximados de uma dieta saudável, segundo a nutricionista Eliane Said Dutra. Ele também possui cálcio e ferro. Pesquisas apontam que o chocolate amargo é o mais benéfico que o ao leite, com um menor número de calorias e capaz de auxiliar o combate da hipertensão.

Leia Também:  Dicas para nunca ficar doente

Leia mais informações sobre: HISTÓRIA DO CHOCOLATE/EFEITOS DO CHOCOLATE

Está acima do peso? Cuidado.

Para as pessoas que estão acima do peso, elas devem consumir uma quantidade menor, e devem evitar o chocolate diet por ser específico para diabéticos, embora não tenha açúcar eles possuem mais gordura do que os outros, o que resulta em mais calorias. Em pequenas quantidades o chocolate não será o principal responsável pelo seu ganho de peso e vai proporcionar bem-estar.

Quem está acima do peso deve evitar excessos, mas ainda sim pode consumir o chocolate (Foto Ilustrativa)

No caso das espinhas, conforme um estudo da Escola de Medicina da Pensilvânia, nos Estados Unidos, não foi encontrada nenhuma relação de causa-efeito entre chocolate e acne. As glândulas sebáceas não respondem diretamente aos alimentos e sim aos hormônios, diz a nutricionista.

A alegria que o chocolate traz

Quantos as alergias, na maioria das vezes elas são atribuídas à guloseima, mas a causa pode estar no leite ou nos conservantes que fazem parte da sua composição. E sim, o chocolate desperta o fascínio das pessoas e pode até viciar porque possui na sua composição substâncias como a cafeína, a teobromina e a feniletilamina. Outra curiosidade é que as mulheres gostam mais de chocolate do que os homens, principalmente durante a TPM.

O chocolate dá cárie?

Sim ou não? Errou se sua resposta for  sim. Nenhuma pesquisa conseguiu comprovar que o chocolate em si dá cárie e ao contrário disso, muitas substâncias presentes no chocolate ajudam no esmalte do dente, como é o cálcio, o fósforo e minerais. Resumidamente, o chocolate é fonte de proteína e isso ajuda o corpo como um todo. Claro, é preciso saber que tipo de chocolate se está consumindo, pois há inumeros produtos no mercado que atuam muito mais com a quantidade de açucar, que é viciante, do que com a quantidade de cacau.

Chocolate possui substâncias que ajudam a proteger o esmalte do dente (Foto Ilustrativa)

Portanto, não deixe de comer chocolate por motivos como esses, usufrua dessa maravilha, mas, com moderação. E não deixe também de ver outras dicas que preparamos sobre os alimentos do nosso dia-a-dia. O Mundo das Tribos tem uma série de artigos falando sobre mitos e verdades de alimentos, dicas nutricionais e muito mais.

Leia Também:  Chocolate Amargo: Consumir Com Equilíbrio

Top