Saiba como evitar o estresse infantil

O estresse não é um mal reservado apenas aos adultos e suas vidas conturbadas, mas também pode acometer as crianças. Dentre os fatores que mais…

O estresse não é um mal reservado apenas aos adultos e suas vidas conturbadas, mas também pode acometer as crianças. Dentre os fatores que mais influenciam o surgimento do estresse infantil, estão o alto número de tarefas diárias, brigas entre os pais, a dificuldade para se enturmar, a comparação com crianças de mesma idade ou até o Bullying.

O estresse é uma reação do organismo a uma situação hostil, que podem refletir no corpo todo. Os principais sinais de que seu filho possa está sofrendo de estresse infantil são: a diarréia, dor de cabeça, náuseas, dores de estômago ou distúrbios do sono.

Além das manifestações dos sintoma, os prejuízos do estresse nos pequenos não param por ai. O sistema imunológico, também, sofre, podendo enfraquecer o organismo e desencadear doenças que permaneciam desconhecidas na criança. Os problemas mais comuns são úlceras, diabetes, asma, alergias, problemas dermatológicos, bronquite ou até obesidade.

As formas de identificar o estresse nas crianças variam de acordo com a idade e é importante ficar atento aos sinais.

Os principais sintomas apresentados em crianças com menos de cinco anos são: irritabilidade, choro frequente, dificuldade na fala, mudanças no apetite, pesadelos, medos de escuro ou o desejo de estar sempre nos braços. Já nas crianças com faixa etária entre cinco e dez anos, os sintomas são a irritabilidade, agressividade, choros, dores físicas ou necessidade de chamar atenção.

Depois de identificados os sintomas  ou para evitá-los,  é importante dar espaço para a criança brincar, afinal esta é a válvula de escape para os pequenos.

Outra dica importante é diminuir as cobranças, muitas vezes, causadas pela ausência dos pais, no dia a dia. Além disso, na hora de delegar tarefa a eles, é preciso analisar se o nível de dificuldade desta obrigação é compatível com a idade da criança.

Leia Também:  Pacotes cruzeiros Royal Caribbean CVC 2016

Mais um aspecto que pode influenciar no estresse infantil é a escola. Por isso, os pais devem escolher um local que tenha o perfil da criança e prestar bastante atenção se o seu ritmo de aprendizado esta de acordo com sua idade, porém, sem fazer comparação com terceiros.

O mais importante é a atenção que deve ser dada aos filhos,  ouvi-los é a melhor forma de saber o que está acontecendo. Afinal, a única preocupação de uma criança deveria ser crescer e brincar.

Top