Alimentos para melhorar a disposição: dicas

Muitos estudos comprovaram que a composição dos alimentos que consumimos pode influenciar no funcionamento cerebral, modificando o humor, podendo melhor o estado de alerta…

Por Editorial MDT em 20/06/2013

Muitos estudos comprovaram que a composição dos alimentos que consumimos pode influenciar no funcionamento cerebral, modificando o humor, podendo melhor o estado de alerta e até mesmo a percepção à dor. Saiba mais sobre o assunto e confira as dicas de alimentos para melhorar a disposição.

Os alimentos podem melhorar ou piorar a disposição dependendo da escolha. (Foto: divulgação)

Alimentação saudável

A alimentação rica em nutrientes que atuam no bom funcionamento do organismo é essencial para manutenção da saúde. Através do consumo de certos alimentos podemos ter resultados positivos e também negativos no nosso corpo. Por exemplo, existem alimentos capazes de melhorar a disposição e o estado de alerta do indivíduo, tornando-o mais ativo para realizar suas atividades diárias.

Isso ocorre por que existem alimentos que são capazes de alterar a produção e liberação dos neurotransmissores, mensageiros químicos que carregam informações de uma célula nervosa à outra. Nesse caso, os alimentos ajudam a combater a preguiça e aumentam a disposição física e mental.

Aposte no consumo de alimentos que melhoram a disposição. (Foto: divulgação)

Dicas de alimentos para melhorar a disposição

1. Abacaxi: trata-se de uma fruta rica em fibras solúveis que auxilia na eliminação de toxinas presentes no organismo. Ela é fonte de bromelina, substância que metaboliza rapidamente as gorduras.

2. Laranja: fonte de limonóides que promove limpeza do fígado. Pode ser encontrada também em frutas cítricas, como a grapefruit.

3. Maçã: contém flavonoides, especialmente a quercetina, que aumenta as quantidades de antioxidantes e atua na proteção do fígado, órgão essencial para o processo de desintoxicação.

4. Linhaça e nozes: fonte rica de vitamina E e ômega-3, selênio, magnésio e zinco que ajudam a desintoxicar as células. Atuam também como excelentes antioxidantes.

5. Brócolis: contém glicosinolatos em sua composição, substância que atua na desintoxicação do fígado.

6. Salsinha: rica em potássio, nutriente que ajuda na eliminação de líquidos e também de toxinas presentes no corpo.

7. Chá-verde: rico em quercetina, catequinas e teaflavinas, substâncias que possui ação antioxidante e auxilia no combate de radicais livres.

A verduras ajudam a melhorar a disposição. (Foto: divulgação)

Os alimentos que ajudam a dar mais disposição são excelentes opções para consumir em todas as estações do ano. O ideal é apostar nas frutas cítricas, verduras, legumes, chás e outros estimulantes. Siga as dicas citadas acima e tenha mais disposição durante a realização das as atividades diárias.

Top