Churrasqueira: como escolher corretamente

O churrasco no fim de semana com os amigos já faz parte da cultura de muitos brasileiros. Sem dúvida, é algo extremamente agradável reunir…

O churrasco no fim de semana com os amigos já faz parte da cultura de muitos brasileiros. Sem dúvida, é algo extremamente agradável reunir as pessoas que a gente gosta para saborear uma “carninha” em casa ou mesmo em algum rodízio.

Se você prefere fazer o churrasco em casa, lembre-se de usar uma boa churrasqueira, adequada para o espaço que você tem disponível. É importante enfatizar que o fator o estético não é o único que deve ser levado em conta na hora de escolher esta ferramenta. Existem outros aspectos fundamentais para garantir uma carne saborosa e mais praticidade na hora de prepará-la.

Escolha do material

Além da estética, outros fatores precisam ser levados em conta na hora de você escolher a sua churrasqueira. (Foto: Divulgação)

O material para o revestimento exterior da churrasqueira deve ser escolhido de acordo com as características do ambiente. Além disso, ele precisa ser duro, de fácil limpeza e decorativo. Entre as opções disponíveis no mercado, você pode escolher pedras, paralelepípedos, cerâmica, tijolos aparentes, gratino, reboques com pinturas especiais ou revestimentos sintéticos.

Já na parte interna, utilize tijolos refratários, que são resistentes ao calor. O ideal é que na base sejam colocados tijolos com medida padrão. Este material deve ser colocado com cimento refratário com o mínimo de espaço de distância entre si.

Veja também como construir uma churrasqueira.

Dicas para escolher a churrasqueira

O ideal é que a churrasqueira seja capaz de manter o calor e fácil de limpar. (Foto: Divulgação)

1. Se você mora em apartamento e quer aproveitar o espaço da sacada para assar uma “carninha”, invista numa churrasqueira a gás, que não libera fumaça. Outra opção é o modelo elétrico, que se revela mais apropriado para apartamentos que não possuem uma sacada muito ampla.

Leia Também:  Sementes que ajudam a emagrecer

2. Escolha uma churrasqueira que o permita aproveitar a parte de baixo para guardar a lenha e o carvão. Para esta área, que pode ficar à vista ou escondida por portas frontais, utilize um revestimento de fácil limpeza, como piso de cerâmica.

Saiba onde comprar churrasqueira a gás.

As churrasqueiras portáteis são a solução perfeita para você assar carne sem ocupar muito espaço. (Foto: Divulgação)

3. Caso esteja em busca de algo prático, saiba que as churrasqueiras portáteis são uma boa opção. Elas oferecem a vantagem de serem guardadas sem ocupar muito espaço, além disso, seu custo de manutenção é mais acessível do que o da churrasqueira fixa, sem falar que você pode levá-la para qualquer lugar.

4. Em suma, uma boa churrasqueira consegue manter o calor e é de fácil limpeza. Mas para garantir o seu desempenho, é necessário que ela seja acompanhada de bons equipamentos, como facas, grelhas e espetos.

Agora, é só aproveitar essas dicas, escolher a churrasqueira que você deseja e preparar o churrasco!

Top