Alimentação para quem sofre de DPOC

Alimentação para quem sofre de DPOC

Indivíduos portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) devem seguir alguns cuidados que são imprescindíveis para uma vida saudável. Assim, é muito importante que…

Por Editorial MDT em 12/02/2013

Indivíduos portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) devem seguir alguns cuidados que são imprescindíveis para uma vida saudável. Assim, é muito importante que esses pacientes realizem uma dieta adequada, de forma a ter uma evolução favorável da doença. Tendo isso em vista, conheça mais sobre a alimentação ideal para quem sofre de DPOC.

Saiba mais sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica.

Um acompanhamento médico é imprescindível para o portador de DPOC. (Foto: divulgação)

Saiba quais os alimentos ideais para um portador de DPOC

Um indivíduo portador de DPOC deve seguir todas as orientações prestadas a ele, de forma a ter uma vida livre de complicações. Além disso, é muito importante que ele adquira o hábito de uma dieta saudável e rica em nutrientes. Devido a isso, separamos algumas dicas de alimentos que ajudarão o paciente portador de DPOC a ter uma vida saudável:

  •  Proteínas – elas devem fazer parte do cardápio desses indivíduos, pois auxiliam em uma construção da massa muscular. Entre os alimentos, podemos citar: a carne, o feijão e produtos derivados da soja;
  • Produtos lácteos – eles são essenciais para que os portadores de DPOC possuam ossos fortes. Assim, é muito importante que alimentos como o leite, o queijo e o iogurte façam parte da dieta;
  • Frutas e legumes – esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais, sendo essenciais para manter uma vida saudável;
  • Carboidratos – são fontes de energia para o organismo, sendo muito importantes para manter uma vida sem problemas futuros.

Como foi visto anteriormente, um indivíduo portador de DPOC deve ter uma alimentação equilibrada e que contenha todos os nutrientes para uma vida saudável. No entanto, é importante que o consumo desses alimentos aconteça de maneira equilibrada, de modo a evitar futuras e graves consequências, entre elas, a piora do problema respiratório.

Muitas pessoas desejam alcançar o corpo ideal. (Foto: divulgação)

Dicas que auxiliam os portadores de DPOC a ter uma alimentação saudável

Alguns indivíduos portadores de DPOC possuem dificuldades respiratórias durante a alimentação. Em geral, isso acontece devido à proximidade existente entre o diafragma (um músculo que auxilia a respiração) e o estômago. Assim, para facilitar a respiração e as refeições, separamos abaixo algumas dicas.

  • As refeições devem ser fracionadas ao longo do dia. Isso impede que o estômago fique muito cheio, o que pode interferir a expansão dos pulmões durante a respiração;
  • Durante a alimentação, o portador de DPOC deve mastigar devagar e com a boca fechada;
  • Alimentos que possam favorecer o aparecimento de gases devem ser evitados, Isso porque eles incham o estômago, o que pode afetar a respiração.

    Portadores de DPOC devem seguir as orientações dos especialistas. (Foto: divulgação)

Indivíduos portadores de DPOC devem seguir as orientações dadas pelos especialistas, de modo a evitar futuras e graves consequências. Além disso, ter uma alimentação saudável é muito importante para quem sofre de DPOC.

Saiba a diferença entre asma e bronquite crônica.

Top